Pular para o conteúdo
Search

Eleições 2022: Urnas quebradas são substituídas

De acordo com o TSE, 400 urnas eletrônicas foram substituídas em 1h30 de votação.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou o primeiro boletim do balanço parcial das eleições deste domingo. Até as 9h30, 401 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas. Em nenhuma seção, no entanto, foi necessário o uso do voto manual. Ao todo, mais de 470 mil urnas estão sendo usadas nas eleições de 2022, de acordo com o TSE.

Como qualquer equipamento eletrônico, as urnas também podem apresentar problemas na hora da votação. Neste caso, o TSE estabelece alguns protocolos para sanar a situação:

Reiniciar a urna eletrônica: em caso de problemas, segundo o TSE, basta o presidente da mesa, na frente de todos os fiscais, reiniciar o equipamento. De acordo com o Tribunal, as informações contidas nos cartões de memória, como os votos computados, não sofrem alteração por causa deste procedimento;

Substituição do cartão de memória externo: caso o problema persista, o TSE indica que o cartão de memória externo seja substituído. O Tribunal deixa alguns equipamentos de contingência justamente para serem usados em caso de falhas. O cartão externo funciona como backup do interno. Caso esse procedimento seja feito, o presidente da mesa desliga a urna eletrônica e faz a substituição do cartão. Quando for ligada, a urna detecta a troca do cartão de memória e copia o conteúdo do cartão interno para o externo. Assim, a eleição continua da mesma forma. O cartão com problema é lacrado e remetido a um local especificado pela Justiça Eleitoral onde estará disponível para ser analisado e passar por alguma auditoria.

Substituição de urna: caso a troca do cartão de memória não seja suficiente, a urna eletrônica poderá ser trocada. O TSE deixa alguns equipamentos de reserva justamente para casos como esse. Ao substituir a urna, o novo equipamento recebe o cartão de memória externo daquela que deu problema. Quando a urna é ligada, o cartão externo envia para o interno as informações, sem risco de perda de qualquer informação, como os votos computados pelos eleitores. Na eleição de 2020, 3.381 mil urnas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas, segundo o TSE.

Nos casos de queda de luz em alguma seção dos 5.570 municípios do país, isso não afetará o registro dos votos. As urnas eletrônicas contam com bateria para aguentar até 12 horas de funcionamento. Ou seja, um prazo maior do que o período total de votação. Mesmo com esse recurso, as operadoras de energia de cada estado se reuniram com os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para traçar medidas para evitar quedas de energia no dia da votação. Em caso de falta de luz, elas poderão prestar uma rápida assistência para sanar os problemas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.