Como esperado, as pesquisas Ipec e Datafolha, divulgadas neste sábado (1), aponta liderança vantajosa de Lula (PT), e estagnação de Bolsonaro (PL). Por outro lado, não chega a ser algo que não fosse esperado, mas é um ponto de virada, Simone Tebet (MDB) demonstra mais força que Ciro Gomes (PDT) um dia antes da eleição. O Datafolha traz Lula com 50% dos votos válidos e Bolsonaro com 36%, ambos bem à frente de Tebet, que alcançou 6%, e Ciro, 5%. O cenário é semelhante ao apurado pelo Ipec: Lula tem 51%, Bolsonaro 37%, Tebet e Ciro com 5%.
Se Lula e seus apoiadores adotam cautela diante do resultado positivo, e aliados de Bolsonaro fazem contas e traçam diferentes cenários possíveis para um eventual segundo turno, Simone Tebet (MDB) comemora a ultrapassagem a Ciro Gomes (PDT), cujo grupo político não consegue esconder o abatimento.
Como possível dona do terceiro lugar, a pemedebista já comemora o resultado que a projeta para ser um nome forte à disputa em 2023. Ciro e seus apoiadores sabem que um quarto lugar é uma derrota amarga e que constata erro na estratégia assumida pelo PDT, que ao buscar se distanciar, de forma até agressiva, de Lula e o PT, também não conseguiram virar votos dos decepcionados com Bolsonaro.