NOVEMBRO AZUL

Eleições 2020: Moradores de Búzios podem auxiliar no processo como mesários voluntários

As inscrições estão abertas para maiores de 18 anos que estejam em dia com a Justiça Eleitoral

No dia 15 de novembro brasileiros definirão novos prefeitos e vereadores nos 5.570 municípios da federação. Para garantir a organização do processo, prejudicado pela pandemia, a justiça eleitoral tem incentivado a participação de eleitores no Programa Mesário Voluntário. Em Búzios, para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. O prazo final para se inscrever é dia 14 de novembro, véspera da eleição.

As inscrições podem ser feitas por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pelo telefone do cartório eleitoral de Búzios, (22) 2623-1154.

O programa foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas que recebem os votos dos candidatos. Não poderão ser voluntários pessoas que sejam membros da direção de partido político, parente de até segundo grau de candidato, autoridade policial ou que tenham qualquer outro impedimento previsto em lei.

Algumas das funções atribuídas aos mesários são: orientar os eleitores na fila e conferir seus documentos, observar, na organização da fila de votação, as prioridades para votação, controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção, identificar o eleitor, localizar o nome do eleitor no caderno de votação e liberar a urna para votação, entregar o comprovante de votação, verificar se o eleitor, ao sair, recebeu o documento de identificação e o comprovante de votação e escrever na Ata da Mesa Receptora, na qual deverão ser anotadas, durante os trabalhos, todas as ocorrências que se verificarem.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários
Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen