Search
Degradê com CSS

Eleições 2020: Entenda a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ainda que mais da metade dos votos sejam nulos, não é possível cancelar uma eleição 

No Brasil, o comparecimento ao local de votação nas eleições é obrigatório, a menos que seja justificado. Porém, o eleitor tem a liberdade para escolher ou não um candidato, já que existem as opções de voto “nulo” ou “branco”. Estas alternativas têm funções distintas.  

O voto em branco, segundo o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o voto que representa que o eleitor não evidencia preferencias por nenhum dos candidatos que estejam concorrendo a eleição. Já o voto nulo, é a opção em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto.  

Para anular o voto, é preciso digitar um número de candidato não existente, como por exemplo, “00”, e depois apertar a tecla “confirma”. 

Antigamente os votos brancos eram contabilizados para o candidato vencedor, uma vez que eram tidos como válidos. Na prática, eram considerados como voto de conformismo, sendo entendido como se o eleitor se mostrasse satisfeito com o candidato que vencesse as eleições. Os votos nulos, considerados inválidos pela Justiça Eleitoral, eram tidos como um voto de protesto contra os candidatos ou políticos em geral. 

De acordo com a Constituição Federal e a Lei das Eleições, atualmente o que vale o princípio da maioria absoluta de votos válidos, que são os dados a candidatos ou a legendas. Os Votos em branco e nulos são desconsiderados e acabam sendo apenas um direito de manifestação de descontentamento do eleitor. Isso não interfere no pleito eleitoral, por este motivo, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição. 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!