Pular para o conteúdo
Search

Eleição Conselho Tutelar Búzios: Entrevista com Olívia Garcia

O material será disponibilizado em formato de texto, áudio e vídeo aqui no site e também nas redes sociais.

A Prensa de Babel, cumprindo o papel social do jornalismo, inicia nesta segunda-feira (11), as entrevistas com os candidatos ao Conselho Tutelar de Búzios. O convite foi feito a todos os candidatos e as entrevistas serão divulgadas na ordem em que chegarem à redação da Prensa. O material será disponibilizado em formato de texto, áudio e vídeo aqui no site e também nas redes sociais.

As mesmas perguntas foram feitas aos 14 candidatos, que são as seguintes:

PERGUNTAS PARA OS CONSELHEIROS

1 – Quem é você e como ele atua hoje na sociedade em relação a pauta da Criança e do Adolescente?
2 – Por que ser conselheiro?
3 – Qual a maior demanda de Búzios hoje em relação as ações de proteção a Criança e ao Adolescente?
4 – Como você acha que pode aproximar o conselho das demandas da sociedade?
5 – Por que votar em você?

A primeira entrevistada é Olívia Garcia

1 – Quem é a Olívia e como ele atua hoje na sociedade em relação a pauta da Criança e do Adolescente?
Olívia é uma mulher buziana, casada, mãe de três filhos, educadora social em um projeto de Educação Ambiental, e que procura influenciar nas decisões que definem o rumo da sociedade em que vive. Consciente de que a conquista e a manutenção de direitos exigem constante vigilância.

2 – Por que ser conselheira?
Após tantos anos atuando voluntariamente no controle social, e acumulando habilidades e experiências, ela resolveu mudar a camada de atuação, contribuindo de outra forma para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

3 – Qual a maior demanda de Búzios hoje em relação as ações de proteção a Criança e ao Adolescente?
O que sabemos, por nossas experiências, é no acompanhamento da execução orçamentária e pelos clamores da popuação nas redes sociais, nas ruas, nas audiências públicas realizadas na Câmara Municipal, é que há várias carências na área da Saúde, como na saúde mental, psicólogos, psiquiatras, pediatras, neuropediatras, medicamentos, até mesmo os mais básicos. Na Educação, no serviço público de educação; falta de professores, incluisive de apoio; transporte escolar; vagas em creches, matrículas nas unidades escolares próximo à residência do aluno. E, no meu entendimento, o mais grave dos problemas, que é a evasão escolar. Tudo isso a gente consegue detectar nesses meios citados.

4 – Como você acha que pode aproximar o conselho das demandas da sociedade?
Entendo que para se alcançar essa aproximação, o Conselho Tutelar, como órgão permanente, precisa estar estruturado, do ponto de vista organizacional. A criação de canais e mecanismos para essa aproximação com a sociedade só poderão acontecer se o órgão responsável pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente tiver em sua composição membros que estejam dispostos a cobrar da administração pública municipal, e também federal, a estruturação que já mencionei.

5 – Por que votar em você?
Porque em todos os espaços democráticos que estive nos últimos anos nunca negociei os interesses e direitos de quem confiou a mim a representatividade. Isso para mim é muito sagrado. Como disse anteriormente, acumulei experiências, habilidade, conheci o funcionamento da administração pública, os órgãos de controle externo e social, e acredito que posso contribuir com o fortalecimento do Conselho Tutelar.

SAIBA MAIS SOBRE A ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE BÚZIOS 2023

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!