A Prensa de Babel, cumprindo o papel social do jornalismo, iniciou na segunda-feira (11), as entrevistas com os candidatos ao Conselho Tutelar de Búzios. O convite foi feito a todos os candidatos e as entrevistas serão divulgadas na ordem em que chegarem à redação da Prensa. O material será disponibilizado em formato de texto, áudio e vídeo aqui no site e também nas redes sociais.
As mesmas perguntas foram feitas aos 14 candidatos, que são as seguintes:
PERGUNTAS PARA OS CONSELHEIROS
1 – Quem é você e como ele atua hoje na sociedade em relação a pauta da Criança e do Adolescente?
2 – Por que ser conselheiro?
3 – Qual a maior demanda de Búzios hoje em relação as ações de proteção a Criança e ao Adolescente?
4 – Como você acha que pode aproximar o conselho das demandas da sociedade?
5 – Por que votar em você?
Dando continuidade às entrevistas com os candidatos ao Conselho Tutelar de Búzios, a Prensa conversa, nesta sexta-feira (15) com Margareth Oliveira.
1 – Quem é Margareth e como ela atua hoje na sociedade em relação a pauta da Criança e do Adolescente?
Me chamo Margareth Oliveira, tenho 60 anos, casada com 2 filhos e 2 netos (meu filho faleceu tem 2 anos), cidadã Buziana, nascida e criada nesse nosso belo Município, formada em Serviço Social e com pós em serviço voltada para a educação, atuo na área da Educação Municipal de Búzios há 14 anos, atuando também com crianças e adolescentes da paróquia que frequento, ajudando a cuidar, participando de atividades de todos os gêneros para a comunidade buziana , realizando ações para pessoas e crianças carentes de forma própria e autônoma.
2 – Por que ser conselheira?
Pela junção da minha formação superior em Serviço Social e atuando na rede pública de ensino, lido diretamente com as questões das crianças e adolescentes, além de ser moradora de uma região mais carente do município, vejo o quanto o direito das crianças e adolescentes do município não são respeitados e violados. Fazendo que eu já atue na defesa e proteção delas.
3 – Qual a maior demanda de Búzios hoje em relação as ações de proteção a Criança e ao Adolescente?
As demandas são muitas, atuando na educação municipal, vejo que os direitos básicos das crianças não são respeitados, tanto na própria família como na saúde e segurança. Crianças e adolescentes sendo aliciadas pelo tráfico como até exploração infantil. Sofrendo abusos físicos e psicológicos, dentre outras. Sendo visível tais ações e violência, temos o dever de garantir a segurança física e psicológica, o acesso à saúde e a educação das crianças e adolescentes do nosso município.
4 – Como você acha que pode aproximar o conselho das demandas da sociedade?
O conselheiro tem suas atribuições legais, mas para além disso, acredito pela minha experiência adquirida nos estudos e na área da educação, que mais ações podem ser feitas, para que possamos ao máximo, garantir os direitos das crianças e adolescentes, nos aproximando do poder público em todas as esferas, municipal, estadual e até federal. Para assim, conseguimos uma união em torno das crianças e adolescentes do município.
5 – Por que votar em você?
Acredito que por ser criada e nascida no município, em uma área mais carente e atuando na área da educação municipal além dos estudos voltado para a área, eu tenho o sentimento de uma mãe que criou seus filhos com muito amor, mas muita dificuldade por questões sociais e econômicos. Tendo vivido algumas situações na pele, sei e acredito fielmente que além da empatia com o próximo e saber bem a dor de algumas situações, irei desempenhar com muita garra e coragem para a garantia das nossas valiosas crianças e adolescentes do município, então dia 01 de outubro de 2023 aguardo seu voto e espero que confiem em mim esta responsabilidade selecionando 14.