A Prensa de Babel, cumprindo o papel social do jornalismo, iniciou nesta segunda-feira (11), as entrevistas com os candidatos ao Conselho Tutelar de Búzios. O convite foi feito a todos os candidatos e as entrevistas serão divulgadas na ordem em que chegarem à redação da Prensa. O material será disponibilizado em formato de texto, áudio e vídeo aqui no site e também nas redes sociais.
As mesmas perguntas foram feitas aos 14 candidatos, que são as seguintes:
PERGUNTAS PARA OS CONSELHEIROS
1 – Quem é você e como ele atua hoje na sociedade em relação a pauta da Criança e do Adolescente?
2 – Por que ser conselheiro?
3 – Qual a maior demanda de Búzios hoje em relação as ações de proteção a Criança e ao Adolescente?
4 – Como você acha que pode aproximar o conselho das demandas da sociedade?
5 – Por que votar em você?
Dando continuidade às entrevistas com os candidatos ao Conselho Tutelar de Búzios, a Prensa conversa, nesta terça-feira (12) com Marcos Pimentel.
1. Quem é o Marquinhos (se preferir o nome da urna) e como ele atua hoje na sociedade em relação a pauta da Criança e do Adolescente?
Marcos Pimentel, casado, pais de dois filhos (estudantes da rede municipal pública), cidadão buziano, concursado do município, atuante na educação como gestor escolar, há 20 anos. Orientador Educacional, ex-diretor de escola, atua no direito educacional no município e coordena o planejamento de ofertas de vagas em escolas e creches municipais, de acordo com a Lei nacional e os alinhamentos municipais.
2 – Por que ser conselheiro?
Mais que um trabalho, uma missão. Como já atuo há 20 anos na Educação, ser conselheiro tutelar me traz um propósito de vida que une a Educação, Saúde e Assistência. Sonho em me graduar em Serviço Social, acredito que como conselheiro tutelar posso contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, nas ações pelos direitos da criança e do adolescente.
3 – Qual a maior demanda de Búzios hoje em relação as ações de proteção à Criança e ao Adolescente?
As demandas são múltiplas e percebemos que muitos direitos são violados, como: convivência familiar e comunitária, situações de abuso e exploração sexual, trabalho infantil, entre outras… precisam ser olhadas com cuidado e atenção pelo Conselho Tutelar, Poder Público e toda sociedade.
4 – Como você acha que pode aproximar o conselho das demandas da sociedade?
Como conselheiro tutelar, a aproximação deve acontecer de várias formas, através de palestras, rodas de conversas, espaços esportivos, reuniões em escolas, entre outros ajuntamentos onde a pauta da garantia dos direitos da criança e do adolescente seja comunicada e observada com muita atenção.
5 – Por que votar no Marquinhos?
Com minha experiência de vida e profissional, posso contribuir para que esses direitos e deveres sejam garantidos. Sou pesquisador do assunto e me empenho ao máximo para encontrar caminhos, nas leis vigentes, para fazer os encaminhamentos necessários a fim de garantir os direitos dentro das providências cabíveis