Por Juan Lessa
Divulgada ontem, segunda-feira (26), e solicitada pela Globo, a pesquisa mostra o ex-presidente Lula (PT) com 48% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022. A pesquisa ouviu 3.008 pessoas em 183 cidades entre os dias 25 e 26 de setembro.
Na pesquisa anterior, 19 de setembro, Lula tinha 47% e Bolsonaro 31%. O ex-presidente teve um salto e foi para 48%, enquanto o atual permaneceu com a mesma porcentagem. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O Ipec afirma que o cenário é de estabilidade.
Veja a relação com demais candidatos:
- Lula (PT): 48% (47% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)
- Jair Bolsonaro (PL): 31% (31% na pesquisa anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior)
- Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Felipe d’Avila (Novo): 1% (0% na pesquisa anterior)
- Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
- Constituinte Eymael (DC): não foi citado (0% na pesquisa anterior)
- Branco/nulo: 4% (5% na pesquisa anterior)
- Não sabe/não respondeu: 4% (4% na pesquisa anterior)
Segundo turno:
De acordo com as estimativas do Ipec, em caso de segundo turno, Lula vence por 54% a 35% no cenário pesquisado, mesmo índice divulgado na semana passada. “Considerando a estabilidade do cenário e a margem de erro da pesquisa, Lula pode ter entre 46% e 50% das intenções de voto, já as menções aos demais candidatos, somadas, ficam entre 46% e 42%. Dessa forma, ainda não é possível afirmar se o petista poderia ou não vencer a eleição no primeiro turno”, diz o Ipec.
- Lula (PT): 54% (54% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)
- Bolsonaro (PL): 35% (35% na pesquisa anterior)
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 5%
As eleições 2022 ocorrerão no próximo domingo, 02 de outubro, de 08 da manhã às 17 horas da tarde. Em casos de segundo turno, ocorrerá no dia 30 de outubro no mesmo horário.
Para votar, a eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. Serão aceitos: e-Título (título de eleitor em meio digital (Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto); Carteira de identidade; Identidade social; Passaporte; Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; Certificado de reservista; Carteira de trabalho; Carteira nacional de habilitação. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para votar.