Pular para o conteúdo
Search

Elefante-marinho é monitorado no estuário do rio São João em Casimiro de Abreu

Um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi avistado no estuário do rio São João, em Casimiro de Abreu, no último sábado (19). Pescadores alertaram as autoridades, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com a Guarda Ambiental, Defesa Civil, ICMBio e Instituto BW, iniciou o monitoramento do animal. O secretário de Meio Ambiente e biólogo Samuel Barreto informou que o animal é um macho jovem, saudável, em migração anual, que encontrou no rio um local seguro para descansar antes de continuar sua jornada ao sul do continente.

Barreto destacou que a interferência humana deve ser mínima, e o manejo forçado só será considerado se necessário. A recomendação é que se mantenha uma distância de pelo menos 30 metros do elefante-marinho para evitar riscos, já que interações podem prejudicar tanto o animal quanto as pessoas.

“O animal tem seus mecanismos naturais para se localizar e buscar o seu caminho naturalmente. O manejo forçado para que retorne ao oceano é a última opção. O ideal é deixar que o animal se sinta à vontade para retomar seu caminho no seu tempo. Forçar o retorno pode colocar o animal em exaustão expondo-o aos predadores naturais antes de estar pronto para retornar ao seu habitat natural”, disse.

O contato direto com o elefante-marinho é considerado crime ambiental, passível de multa. A população é orientada a não manipular o animal e a comunicar qualquer avistamento à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do telefone (22) 2778-9800 Ramal 2409.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.