Neste domingo (20), a Praia da Foca em Búzios recebeu uma visita inusitada e rara. Um elefante-marinho juvenil, escolheu o local para descansar. Desde que foi avistado na praia, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, isolou o local e monitora o mamífero marinho em parceria com o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) e pelo Instituto BW.
O animal tem aproximadamente 250 kg e 2,30m de comprimento. Os elefantes marinhos podem alcançar até 4 metros de comprimento e pesar até 4 toneladas. Eles são conhecidos por sua habilidade de mergulhar a grandes profundidades em busca de alimentos, como lulas e peixes.
De acordo com a bióloga da Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios, Ana Paula Lapa, o animal está descansando em terra durante um curto período de dias. A praia da Foca é o local ideal para o descanso dele.
Os elefantes marinhos, também conhecidos como focas elefantes, são mamíferos marinhos que habitam normalmente as águas frias do Atlântico Sul, principalmente nas ilhas Falkland (Malvinas) e na costa da Patagônia. No entanto, alguns exemplares têm sido avistados na costa brasileira, especialmente na Região dos Lagos, que compreende cidades como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.
De acordo com especialistas, a presença desses animais na região pode ser atribuída às mudanças climáticas e alterações nos padrões de circulação oceânica. As áreas mais quentes têm maior disponibilidade de alimento.
O professor e biólogo do GEMM-Lagos, Salvatore Siciliano, comenta que “esses visitantes ocasionais de nosso litoral costumam surgir em anos de mudanças de El Niño para La Niña, quando fortes correntes favorecem seu deslocamento para o continente. Quando aqui chegam, podem passar até semanas no mesmo local, como já aconteceu em Arraial do Cabo, em setembro de 2001, onde um elefante-marinho praticamente morou na Praia Grande por semanas, saindo sempre à noite para se alimentar e retornando pela manhã para pegar sol e descansar. Aliás, é isso que eles precisam fazer nesse momento”.
As autoridades ambientais estão monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança tanto dos animais quanto da população local. Enquanto isso, os turistas e moradores locais estão aproveitando a oportunidade única de observar esse incrível animal marinho descansar.