Pular para o conteúdo
Search

Elefante marinho é monitorado em Búzios

Animal foi avistado na praia da Foca
2

Neste domingo (20), a Praia da Foca em Búzios recebeu uma visita inusitada e rara. Um elefante-marinho juvenil, escolheu o local para descansar. Desde que foi avistado na praia, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, isolou o local e monitora o mamífero marinho em parceria com o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) e pelo Instituto BW.

O animal tem aproximadamente 250 kg e 2,30m de comprimento. Os elefantes marinhos podem alcançar até 4 metros de comprimento e pesar até 4 toneladas. Eles são conhecidos por sua habilidade de mergulhar a grandes profundidades em busca de alimentos, como lulas e peixes.

De acordo com a bióloga da Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios, Ana Paula Lapa, o animal está descansando em terra durante um curto período de dias. A praia da Foca é o local ideal para o descanso dele.

Os elefantes marinhos, também conhecidos como focas elefantes, são mamíferos marinhos que habitam normalmente as águas frias do Atlântico Sul, principalmente nas ilhas Falkland (Malvinas) e na costa da Patagônia. No entanto, alguns exemplares têm sido avistados na costa brasileira, especialmente na Região dos Lagos, que compreende cidades como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.

De acordo com especialistas, a presença desses animais na região pode ser atribuída às mudanças climáticas e alterações nos padrões de circulação oceânica. As áreas mais quentes têm maior disponibilidade de alimento.

O professor e biólogo do GEMM-Lagos, Salvatore Siciliano, comenta que “esses visitantes ocasionais de nosso litoral costumam surgir em anos de mudanças de El Niño para La Niña, quando fortes correntes favorecem seu deslocamento para o continente. Quando aqui chegam, podem passar até semanas no mesmo local, como já aconteceu em Arraial do Cabo, em setembro de 2001, onde um elefante-marinho praticamente morou na Praia Grande por semanas, saindo sempre à noite para se alimentar e retornando pela manhã para pegar sol e descansar. Aliás, é isso que eles precisam fazer nesse momento”.

As autoridades ambientais estão monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança tanto dos animais quanto da população local. Enquanto isso, os turistas e moradores locais estão aproveitando a oportunidade única de observar esse incrível animal marinho descansar.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!