Pular para o conteúdo
Search

Efeito G20: Visit Rio projeta aumento de 20% nos eventos em 2025

Meta de alcançar 528 eventos no próximo ano foi apresentada em um encontro com a hotelaria carioca, que planeja ações voltadas para a Cúpula
Visit Rio reuniu gerentes de hotéis cinco estrelas do Rio em um encontro no Fairmont Copacabana. Foto: Alexandre Macieira

Na contagem regressiva para o encontro da Cúpula do G20, o Visit Rio reuniu gerentes de hotéis cinco estrelas do Rio em um encontro no Fairmont Copacabana, com o objetivo de alinhar estratégias e debater o papel da rede hoteleira no suporte à Cúpula. No evento, foi apresentado o planejamento de eventos para 2025, com previsão de crescimento de 20%. Com a estratégia de dar mais visibilidade à cidade do Rio, associada aos bons ventos trazidos pelo G20, a expectativa é alcançar 528 eventos no ano que vem.

A reunião teve como objetivo fortalecer o posicionamento do Rio de Janeiro como destino de referência para grandes eventos internacionais e garantir que a rede hoteleira esteja preparada para uma recepção de qualidade e acolhedora voltada a visitantes de todo o mundo. “A mobilização dos hotéis é peça-chave para o sucesso do G20, garantindo uma estrutura de hospitalidade capaz de receber visitantes e delegações com excelência”, diz o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck. “Esse alinhamento é parte essencial da estratégia para garantir o bom funcionamento da cidade não apenas durante o G20, mas também diante da perspectiva positiva que estamos projetando para a cidade nos próximos anos”.

O encontro teve participação especial de Antônio Mariano, coordenador especial de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura do Rio, que apresentou um panorama sobre os impactos e oportunidades trazidos pela Cúpula do G20 para o turismo carioca. É esperado uma circulação de 30 a 40 mil pessoas pelo Píer Mauá, que receberá diversos encontros relacionados à Cúpula em locais como Porto Maravalley, Armazéns do Píer, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.

“O G20 traz grande visibilidade internacional ao Rio, atraindo líderes globais, equipes de apoio e mídia, o que impulsiona o turismo diretamente. A cidade recebe atenção global que promove sua imagem e fortalece sua reputação como destino turístico, atraindo futuros visitantes e investimentos. Já somos a capital dos grandes eventos no Brasil e isso consolida ainda mais nossa imagem no mundo”, afirmou Mariano.

Uma pesquisa recente do Visit Rio destacou o peso dos eventos paralelos ao G20 no calendário turístico deste ano: dos 41 eventos previstos para novembro, 13 estão relacionados à Cúpula, com um impacto econômico estimado em R$ 32,6 milhões e arrecadação de R$ 1,6 milhão em ISS.

Balanço de 2024
 

Este ano foi marcado por investimentos na ampliação da equipe e na representação comercial em mercados estratégicos, o que consolidou os braços internacionais do Visit Rio. A equipe B2C foi reforçada, assim como o time dedicado ao MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions), que cresceu 50%, com prospecção e captação de eventos mais robusta, graças a uma parceria com a Fecomércio. Com essa expansão, o número de eventos deste ano já ultrapassou o patamar anterior da pandemia. Além disso, o ano deve fechar com alta de 20% a 25% acima da média projetada.
 

Outro destaque do encontro foram os resultados da parceria com o Rock in Rio, apresentados pelo head de Marketing B2C do Visit Rio, Ronaldo Porto, e pela diretora de Marketing do Rock in Rio, Anna Deccache. Ronaldo também anunciou que, em breve, o site do Visit Rio contará com uma área dedicada exclusivamente a hotéis. Esse novo espaço vai garantir mais acessibilidade e informações detalhadas sobre opções de hospedagem na cidade, agilizando pesquisas e possibilitando a reserva de acomodações.


Participaram do encontro representantes do Belmond Copacabana Palace , Fairmont Rio, Hilton, Janeiro Hotel, Lifestyle Laghetto Collection, Miramar by Windsor, Santa Teresa Hotel RJ MGallery, JW Marriott e Sheraton Grand Rio Hotel Resort, Grand Mercure e Fasano.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Mercado do Pescador é inaugurado na Rasa com quiosques e peixaria

Prefeitura de Búzios intensifica Operação Descarga Limpa para coibir motos barulhentas e irregulares

Defesa Civil emite alerta vermelho para chuvas intensas e risco de alagamentos em Macaé

Búzios abre comemorações do 29º aniversário com Mundo Bita na Rasa

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!