Encontro foi marcado para esta quinta-feira (19), após uma confusão que aconteceu no Colégio Maria Isabel na segunda-feira (16)
A Secretaria de Educação de Macaé vai se reunir com o Ministério Público na quinta-feira (19) para buscar possíveis soluções e ações que visem combater a violência no ambiente escolar. Na segunda-feira (16) três alunos que não aceitaram participar de uma palestra no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro, iniciaram atitudes de desacato e agressão aos profissionais e funcionários da Guarda. As imagens da confusão viralizaram nas redes sociais. Assista o vídeo clicando aqui.
Segundo o município, o evento em que eles se recusaram a participar é realizado pela Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (CAPE), que tem justamente como finalidade a prevenção e a repressão à violência no ambiente escolar. Essa foi apenas uma das palestras que ocorreram na unidade, que há um mês e meio conta com reforço da segurança interna, através da presença da Guarda Municipal e externamente da Polícia Militar.
Ainda de acordo com o governo municipal, após os primeiros relatos de violência nas unidades escolares, a Secretaria de Educação buscou parceria com os órgãos de Segurança pública para garantir a segurança no ambiente escolar. Os órgãos de segurança têm agido de forma preventiva e quando necessário repressiva para combater violência nas unidades escolares.
Os adolescentes foram levados para a delegacia e o Conselho Tutelar acompanhou todo o procedimento de condução para que nenhum direito da criança e do adolescente fosse desrespeitado.
A Prefeitura destacou que todas as ações da Secretaria Municipal de Educação são acompanhadas pelo corpo jurídico, superintendência pedagógica e segurança escolar, a fim de que se possa da forma mais eficiente buscar a solução para os problemas de violência no ambiente escolar.