Pular para o conteúdo
Search

Educação de Macaé adota planejamento de estudos e lazer online em família

A interrupção temporária das aulas nas escolas das redes pública e privada, em função da pandemia do Covid-19, gerou a necessidade de adequações nas atividades escolares e lúdicas em todo país. Em Macaé, a Prefeitura lançou o projeto ‘Leituras em família’ com o objetivo de auxiliar as famílias a lidarem com a nova realidade de suspensão das aulas. Para ter acesso às atividades, basta acessar o blog www.educacaonaopara.com, pela página principal do site macae.rj.gov.br. A rede municipal conta com 106 escolas, que atendem cerca de 40 mil alunos.


O “Leituras em família’ abrange dicas para os turnos da manhã com atividades como higiene pessoal/café, ajuda nas tarefas domésticas, leitura e atividade escolar, e período da tarde com sugestões de atividades e brincadeiras, filmes, atividades físicas, atividades livres, leitura ou música. Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a recomendação para pais ou responsáveis, é reorganizar a agenda dos alunos durante este período de distanciamento social com acompanhamento da rotina de cada criança e adolescente. “O ideal é que o aluno não fique mais de 60 minutos realizando a mesma atividade. Outro cuidado é observar os alunos, pois há uma tendência deles quererem permanecer muito tempo em jogos eletrônicos ou redes sociais”, observou.

Algumas atividades também podem ser encontradas no aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, que disponibiliza conteúdos da Educação Infantil. A ferramenta foi concebida a partir da expertise da equipe do projeto Inova Macaé – Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento. Guto Garcia pontuou que a Secretaria de Educação está indicando ferramentas que visam o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e aproximação da família. “Precisaremos do apoio dos pais e responsáveis, além dos professores que devem continuar sugerindo atividades no email [email protected]. Além disso, o ideal é fazer um esforço a mais nesse período e não deixar de fazer uso de sabão ou álcool em gel e manter a limpeza da casa em dia, assim como a higienização dos brinquedos das crianças”, explicou.

Blog – O blog www.educacaonaopara.com disponibiliza gratuitamente atividades específicas Educação Infantil. Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (Eja), Educação Inclusiva, Ensino Médio e Pré- Vestibular Social. Algumas das atividades destacam explicações de forma didática e lúdica sobre a prevenção quanto ao Covid-19.

Para garotada, na faixa de dois a cinco anos, são indicados recursos que envolvem arte e natureza, com música, contação de histórias, jogos interativos, exibição de vídeos, “cinema em casa”, além de desenvolvimento de experiências científicas e produção familiar de receitas na cozinha, desde as seleção do prato até o preparo, de preferência, de alimentação saudável, garantindo a segurança das crianças no uso de utensílios, forno e fogão e ajudando no desenvolvimento de noções de higiene e responsabilidade. A rede municipal conta com aproximadamente 15 mil alunos em 62 escolas de Educação Infantil.

Quem não tema acesso a internet


Para as famílias dos pequenos, que não têm acesso à internet, também são sugeridas atividades com materiais não estruturados, que são objetos acessíveis em casa que podem ser colocados à disposição da criança para que inventem a sua própria brincadeira, como palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante, caixas, tecidos, pneus e elementos da natureza, como folhas. Já quem for acessar o blog encontrará a aba “Vivências”, que abrange brincadeiras consideradas uma ação natural da criança, que pode influenciar o desenvolvimento infantil e as habilidades socioemocionais. Um das atividades exibidas é” Cinco dias de diversão”, um cronograma semanal com dicas de atividades que, segundo a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, devem ser leves e sem regras com dinâmicas, interação e momentos de alegria.

Mariana Duarte lembra que este período em que as crianças estão em casa deve ser marcado por diálogos, paz e atividades alegres, garantindo, principalmente, as brincadeiras. “A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. É de extrema importância a aproximação das crianças com práticas de leitura e escrita em contextos significativos e prazerosos. A rede pública municipal segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o currículo organizado por campos de experiências, assegurando às crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explicar, expressar-se e conhecer-se”, pontuou.

No blog, também são oferecidas atividades para os alunos do 1º ao 5º ano como questões de Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), estão sendo exibidas atividades pedagógicas com vídeos, jogos e animação. A aba do Ensino Médio destaca exercícios de disciplinas como Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Oficina de Redação e Interpretação de texto.Os alunos das etapas I a IX da Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Educação Inclusiva também contam com questões específicas. Já quem está no Pré- Vestibular Social conta com conteúdos de Redação, Literatura, Inglês, História, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática I e II, além das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS ).

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.