Ficou para depois do carnaval. Os alunos da rede municipal de Búzios começam a estudar dia 19 de fevereiro. A expectativa de grande movimento na cidade e fluxo intenso nas vias impactando a mobilidade urbana, situação já conhecida para quem visita e mora em Búzios durante a alta temporada, foram fatores determinantes para decisão da administração municipal. A frota escolar é composta por mais de 30 ônibus que transportam as crianças e adolescentes para as 17 escolas e 11 creches existentes no município.
A curto prazo a gestão pode ter encontrado a solução para a rotina escolar diante do problema de mobilidade urbana. No entanto, a alteração pode impactar no calendário letivo. De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia já busca medidas para preservar o calendário anual e garantir o cumprimento da legislação vigente, que estabelece um mínimo de 200 dias letivos.
Enquanto isso, as matrículas para novos alunos continuam abertas na sede da Secretaria de Educação por tempo indeterminado. A 1ª fase ocorreu de 22 a 25 de janeiro, e a 2ª fase está em andamento desde 01 de fevereiro. Os responsáveis devem comparecer à Secretaria com comprovante de residência e protocolo de transferência para garantir vaga na unidade desejada.