Pular para o conteúdo
Search

Educação de Arraial esclarece polêmica da validação do ano letivo

Imagem: Reprodução

Secretaria de educação afirma que é inexistente a possibilidade de invalidar o ano letivo e não computar as horas de aulas dadas remotamente

Pais e responsáveis de alunos da rede municipal de Arraial do Cabo manifestaram preocupação com o final do ano. Durante esta semana, comentários e posts nas redes sociais levantaram a possibilidade de que a prefeitura poderia anular o ano letivo e não computar as horas de aula efetuadas.

Em postagens na plataforma do Facebook, os moradores do município questionavam um documento, supostamente da prefeitura, que afirmava que o Conselho Municipal de Educação (CME) encerraria o período de aulas na próxima segunda-feira (30). A Prensa procurou a Secretaria de Educação de Arraial para esclarecer a dúvida.

Reprodução: Facebook

Em nota, a secretaria explicou que, findando as aulas no dia 30 de novembro, o município completa 850 horas de aula, havendo a possibilidade de serem validadas. A pasta ressaltou que o Conselho Nacional de Educação orienta que nenhum aluno assistido seja reprovado neste ano de 2020.

Segundo a secretaria, é inexistente a possibilidade de invalidar o ano letivo de 2020, considerando que a recomendação do Conselho Nacional de Educação e do MEC foram cumpridas, ou seja, os alunos foram assistidos remotamente ou via apostilas e cumpriram o mínimo estabelecido pelo MEC, de 800 horas de aula.

Confira abaixo a nota completa da secretaria de educação.

“Em reunião online no dia 18/08/20 pelo Teams, a Excelentíssima Dra. Isabel Horowicz Kallmann, Promotora Titular do 3PJTC-CF, observou ser contrária ao cômputo das aulas remotas.

No dia 30 de setembro, recebemos um ofício do Ministério Público reiterando sobre o não cômputo das aulas pelo Conselho Municipal de Educação de Arraial do Cabo.

O parecer 5 do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo MEC, delibera sobre a possibilidade de cômputo das aulas remotas, porém os Conselhos Municipais decidem sobre isso.

Foram enviados ao CME de Arraial do Cabo, no dia 21/07, toda a documentação para apreciação (calendário, complementações de aprendizagens, apostilas para os alunos que não tem acesso a internet, fotos etc.) para que nossas aulas fossem computadas, porém o CME não foi favorável ao cômputo, alegando que grande parte dos alunos não acessavam remotamente.

A Secretaria Municipal de Educação de Arraial do Cabo, desde o dia 2 de abril, realiza complementação de aprendizagem através das aulas remotas por redes sociais e posteriormente através de plataforma digital.

Conforme orientação do MEC/CNE, o mínimo previsto para cômputo das aulas é de 800h. Findando em 30 de novembro, o município de Arraial do Cabo completa 850h, havendo a possibilidade de, futuramente, isso ser validado.

Lembrando que o Conselho Nacional de Educação orienta que nenhum aluno assistido poderá ser reprovado neste ano atípico de 2020.

Inexiste a possibilidade de invalidar o ano letivo de 2020, haja visto que seguimos todas as recomendações do Conselho Nacional de Educação e do MEC, assistindo a todos os alunos remotamente ou via apostilas e cumprindo o mínimo de 800h.

Vale ressaltar que várias são as orientações para o ano de 2021, desde reforço escolar, ensino híbrido, avaliação diagnóstica para saber o tanto que o aluno se apropriou do conteúdo durante as aulas remotas.
Cabe a nova gestão, escolher suas estratégias dentro do que foi determinado pelo Conselho Nacional de Educação”.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.