Tradicional agremiação carnavalesca da capital carioca, a Escola de Samba Estácio de Sá conquistou o terceiro lugar no desfile da Série Ouro de 2024. Fundada em 12 de agosto de 1927, a escola emocionou os espectadores com o samba-enredo “Chão e devoção: Orgulho Ancestral”.
O enredo de 2024 foi debatido com a comissão de Carnaval no último ano. Dentre os cinco temas iniciais, a opção por falar da Vovó Cambinda e de Maria Conga, veio pela grande devoção da escola pelas pretas velhas, entidades cultuadas nas religiões de matriz africana.
O samba-enredo “Chão e Devoção: Orgulho Ancestral” buscou representar a história de “Kianda” e “Mwana Ya Sanza” – Cambinda e Maria Conga, respectivamente – que, mesmo escravizadas quando meninas, lutaram para implementar sua cultura. No entanto, a escola quis retratá-las por um outro viés, saindo do local de escravo e de sofrimento e trazendo para a avenida uma história repleta de alegria.
O atual presidente da escola, Edson Mainho, contou em entrevista exclusiva para a reportagem da Prensa quais as expectativas para 2025.
“A perspectiva é dar continuidade ao trabalho que foi feito, acertar algumas coisas, pontuar algumas coisas, se fortalecer para o objetivo que é subir com a escola no próximo carnaval”, afirmou com entusiasmo.
O planejamento para a escolha do enredo de 2025 já foi iniciado pela Estácio de Sá, juntamente com o calendário de atividades para 2024. A programação começa neste sábado (8), com o grupo musical Fundo de Quintal. Em seguida, acontecerá a tradicional feijoada de São Jorge, no dia 23 de abril. Segundo a gestão, estão previstos um evento com atrações de médio a grande porte por mês, além da tradicional feijoada, que acontece sempre no segundo sábado de cada mês.
Em relação a escolha do samba-enredo de 2025, Marinho informou que está planejando a grande decisão para o dia 12 de agosto, data na qual a escola comemora 97 anos de fundação.
Sem grandes mudanças previstas para este ano, a grande novidade anunciada pela equipe é a volta da ala de compositores no desfile da escola. Edson Marinho comenta sobre o anúncio.
“Estamos tentando dar um passo para trás, voltar um pouco ao passado, resgatar os baluartes da escola, as pessoas e as personalidades que realmente são Estácio”, afirma o presidente.
Com a presidência de Edson Marinho, a vice-presidência de Jorge Xavier e o carnavalesco Marcus Paulo, a Estácio de Sá promete um Carnaval repleto de alegria e novidades para 2025.
Assim, o povo carioca pode aguardar ansiosamente por mais um desfile marcante nas Avenidas.