Por Victor Viana e Sandro Peixoto
É quase uma tradição que no começo de cada governo em Búzios todos os olhares estejam voltados para a Secretaria de Turismo da Cidade. A importância do turismo pra Búzios é tão grande que quem vai ocupar esse cargo é visto com mais preocupação por parte da população do quem ocupará a chefia do gabinete ou outro cargo administrativo.
Extremamente cotado para o cargo esteve Thomas Weber, que era o secretário do Trade, das associações ligadas ao setor, e, pela repercussão positiva, de grande parte da Cidade. No entanto, ao assumir um posicionamento contrário ao do prefeito André Granado – que enviou à Câmara um projeto que previa um reajuste na taxa de lixo que pesaria mais para o bolso dos grandes produtores de lixo da Cidade: Hotéis e supermercados, por exemplo,Thomas, como empresário, defendeu os seus – algo justificável. Mas não afinado com o chefe do Executivo como poderia estar à frente de uma Secretaria tão importante pra Cidade, e, consequentemente, pro Governo?
André – notoriamente conhecido por não temer tomar medidas impopulares, de pronto já descartou Thomas e apresentou o seu escolhido: Cesar do Trolley. O nome de Cesar dividiu opiniões, mas André ao que parece acredita nele. Mas, sempre tem um “mas”, se o nome de Cesar pra secretário não empolgou tanto quanto o de Thomas – o que não quer dizer que ele não tenha capacidade, uma decisão do prefeito tanto pra Thomas quanto pra Cesar está agradando a todos: Cristiano Marques como subsecretário.
Cristiano, que chegou a ser cogitado para ser o secretário, é bem visto por todos – porque desempenhou um competente trabalho no breve período que foi secretário de turismo sucedendo Isac Tillinger, e um excelente trabalho como diretor executivo do Búzios Convention & Vistors Bureau (BúziosCVB), que se divide entre antes e depois dele. Se Cesar vai aceitar o desejo de André ainda não se sabe – oficialmente nada foi dito após André anunciar com exclusividade para o Prensa de Babel sua vontade, mas é certo que seja lá quem for o secretário, só vai funcionar se Tutu (como Cristiano é mais conhecido) estiver ali exercendo a ligação entre o Poder Público e o povo, além de ser a garantia de que ali tem alguém que todos reconhecem que entende de turismo.