Pular para o conteúdo
Search

EDITORAL: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8,32) – A Páscoa e jornalismo em tempos de obscurantismo

Com essa frase de Jesus, celebrando o domingo de Páscoa, a Prensa traz à reflexão o momento em que vivemos no mundo, em que temos acesso a todo tipo de conteúdo, de forma rápida e acessível na palma da mão, mas que, nem sempre reflete a verdade dos fatos. Somos cativos dos dados manipulados, da calúnia, do linchamento virtual, da fake news e da manipulação das consciências mais simples. 

Vivemos cercados por tudo, menos pela verdade. Essa, precisa de muito esforço, pesquisa, técnica e profissionalismo para ser apresentada. Porque ela existe, muitas vezes, no entanto, está como o ouro em meio a lama, escondida à espera de quem cave fundo para revelar o seu brilho. O conteúdo preguiçoso, replicador e sem questionamentos, vêm sendo aos poucos confrontado. 

A pandemia de COVID-19 nos colocou em um momento de angústia em que a necessidade da solidariedade de cada um e a atenção real dos governos em relação aos mais pobres precisa ser cobrada. E nosso papel, é também, divulgar as medidas que por eles são tomadas, sem ser militante.

O distanciamento crítico e sadio a prática  do jornalismo profissional, que caracteriza-se por seguir regras técnicas e padrões de conduta que garantem relatos fidedignos de fatos relevantes, é vital para que a sociedade possa ter apoio para que seus direitos sejam garantidos e detenha o controle social dos recursos públicos. 

Por isso, o jornalista precisa também conhecer a história, um dos itens que distingue o jornalismo profissional das diversas formas de jornalismo artesanal praticadas no atual momento em que cada um se tornou uma mídia, mas não um jornalista.

Recorremos a Marx, “a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. Tragédias mundiais como essa pandemia já assolaram o mundo antes, e na ocasião, como agora, as farsas travestidas de “salvadoras da pátria” e atitudes consideradas “altruístas” não poderiam ser investigadas e questionadas em tempos de fragilidade. Prática que já criou no passado ditadores e líderes que, voltando a Jesus, são como “cegos guiando outros cegos” (Mateus 14,15). 

É notório os tempos tristes em que as autoridades insuflam a população a ter o jornalismo como inimigo para que possam com isso encontrar um salvo conduto para a prática de uma nova forma de ditadura, que utiliza-se dos mecanismos legais para maquiar de democracia e espírito público, o que na verdade pode indicar apenas a utilização do caos para validar, como coro da massa desinformada ou mal informada, e por isso mais facilmente manipulada, métodos não protocolares – em alguns momentos inconstitucionais, que podem esconder interesses escusos e nocivos à vida, em especial a dos mais pobres. 

Cabe a cada um, em seu espaço na sociedade, fazer a sua parte. A da Prensa, mesmo em meio às limitações financeiras, que dificultam a locomoção, remuneração justa dos profissionais, cobertura de todos os gastos operacionais, e o investimento em recursos de tecnologia e melhor distribuição do conteúdo, essenciais também para a independência editorial, é FAZER JORNALISMO. Afinal, o papel da imprensa também é revelar o que está escondido, porque, afinal, ainda no espírito da data, neste 12 de abril 2020, voltando a Jesus:

“ (…) Não se acende uma vela  para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no alto e, assim, ilumina a todos os que estão na casa.”  Mateus 5,15 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.