A Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, promove nesta quarta-feira (15), às 18h30, o 1º Fórum de Jornalismo Universitário com o tema ‘Mulheres no Topo’. A atividade tem como objetivo debater a prática profissional do jornalismo, a partir da ótica de mulheres em posição de chefia. Entre as convidadas estão a editora da Prensa de Babel, Camila Raupp, a repórter e apresentadora da InterTvRJ, Hannif Linhares e a CEO do site RC24h, Renata Cristiane. A entrada é gratuita e o encontro acontece no auditório Azul do Campus.
Na ocasião, as convidadas vão debater o tema que terá mediação dos organizadores, e em seguida responderão perguntas dos estudantes do curso de Jornalismo e da plateia presente. A ação marca as atividades alusivas ao mês da mulher e do Dia Internacional, dedicado a elas, celebrado em 8 de março.
O coordenador do curso de jornalismo da UVA, Daniel Paes, explica que a intenção é de que o encontro se repita todos os anos. “É a realização de uma meta, sem dúvida. Estabelecer as bases para um maior dialogo entre os veiculos de imprensa tendo a universidade como ponto de conexão e os alunos com o protagonismo deste processo. Vamos manter o fórum anualmente”, comentou.
Segundo Camila Raupp, as mulheres ocupam cada vez mais espaço em posições de chefia e nas cadeias de comando. No jornalismo, que é por tradição, um espaço majoritariamente ocupado por profissionais homens, já é possível perceber a mudança, ainda que lenta e gradual.
“As mulheres tem que trabalhar e provar o dobro quando estão em posição de chefia. Sinto na pele quando estou ocupando o espaço de editora e CEO da Prensa. Se errar, a cobrança sobre mim é infinitamente maior do que quando os meus colegas homens cometem falhas. E elas acontecem, na correria entre uma notícia e outra, buscando a agilidade e a melhor entrega do conteúdo, os erros podem passar. Esse é um desafio enorme a ser vencido por mulheres, que como eu, estão em posição de comando”, enfatizou.
Camila reforça ainda, as dúvidas em relação ao cargo que ocupa e como ainda enfrenta pressões sobre a atuação dela como profissional.
“Mesmo depois de 10 anos de carreira, eu preciso reforçar o tempo todo que sou eu quem escrevo, sou eu quem edito, sou eu quem penso as estratégias de marketing. Ainda mais por ser casada com o Victor Viana, que também é jornalista e com quem divido as atividades tanto da Prensa como da Raupp Com (assessoria de imprensa). É difícil, mas não tenho a opção de desistir e ao contrário de muitas profissionais da minha geração, não tenho plano B, meu plano único é o jornalismo, me dividindo entre assessora e repórter, trabalhando para que a próxima geração desfrute de um mercado de trabalho mais leve e igualitário”, finalizou.
A Universidade Veiga de Almeida fica localizada na Estrada das Perynas, s/n – Cabo Frio.