Neste sábado (4), na Rua Érico Coelho, no Centro de Cabo Frio, acontece o Gira Vinil 3 Anos na Rua – Ocupação do Palácio das Águias. Segundo os organizadores, o evento vai rolar na frente do Palácio da Águias, que é um sobrado do final do século XIX e um dos últimos remanescentes da paisagem cultural da antiga rua Direita, atual Érico Coelho. A fachada que sobrou do imóvel foi tombada no ano de 1989 pelo (INEPCA). A ideia, ainda de acordo com a organização, é fazer um baile 100% vinil no centro da cidade. O som começa a partir das 18h.
Atrações
VJ – Doninha Projeções Mapeadas. Com os DJs: Kond Beats – Gira Vinil, Curadoria Sonora Caiçara – Gira Vinil, Protocolo Clandestino (Rafa Turrini), DJ Racassi e DJ Magrones. Mestre de cerimônias – Fabio Emecê. Além das atrações, um bar será montado na rua para ajudar a pagar os custos do evento. O evento é gratuito.
Gira Vinil
O projeto foi idealizado pela inquietude de dois amigos de amplificar seus LP’s. Entre batucadas de casco nas mesas de bar e as auroras acompanhadas de infinitas conversas sonoras surgiu a ideia. Em maio de 2016 o projeto Gira Vinil teve a sua primeira edição de fato. Idealizado Klauss Melo, Beatmaker bacharel em turismo e Renan Veiga pesquisador e produtor cultural formado pela UFF, o projeto já teve mais de 30 edições ao longo desse 3 anos, reunindo em média cem pessoas por edição em diversos bairros da cidade de Cabo Frio, ao total foram três mil pessoas que dançaram, brincaram e escutaram o som do vinil nesses 3 anos de caminhada.
O nome Gira Vinil veio do eterno ciclo giratório da terra. O simples ato de girar perpassa gerações décadas e milênios. Se pensarmos, os movimentos circulares acontecem nas mais diversas manifestações culturais brasileiras, assim como nos discos os movimento giratórios tem a intenção de reviver ou dar voz aos festejos dos mais antigos. Nesse sentido, pensamos na reprodução do som através do vinil.