Search
Degradê com CSS

Edição 2020 do Festim (Festival de Esquetes de Macaé) será online até próximo domingo (28)

WhatsApp Image 2020-06-22 at 12.58.19 (1)

A edição 2020 do Festim (Festival de Esquetes de Macaé) será online, em função das medidas de prevenção à Covid-19. Até o próximo domingo (28), pela plataforma do instagram @festim_festival, serão divulgadas Poesias ao Vídeo, na Quarentena Poética.

Na foto, Aldebaran Bastos e Janaina Mendes na edição de 2019 do Festival de Esquetes de Macaé/ Divulgação


. As inscrições terminaram no último dia 14 de junho. Ao todo, segundo Aldebaran, foram mais de 120 inscrições. Destas, 63 poesias foram selecionadas. “Nós percebemos a nossa contribuição para a arte da poesia e, devido o sucesso da edição online do Festim, pretendemos institucionalizar esta edição especial como um braço direito do Festim, que retornará ao Teatro Municipal de Macaé quando tudo voltar ao normal, e também o festival online, que dará voz à poesia e ao áudivovisual”, explicou.
O Festim Online mobilizou artistas do Brasil inteiro e de outros países. “Os vídeos foram gravados neste período de isolamento social e vimos que todos se moveram para participar felizes sim e nós também estamos. Através da arte, nós podemos contribuir e, muito, para o debate de tudo o que está acontecendo e dá voz e espaço a todos. Essas são as funções da arte”.

O Festim Online será realizado entre os dias 22 e 28 de junho pelo instagram @festim_festival. Serão premiadas as categorias das cinco melhores poesias de vídeo (vídeo arte), melhor intérprete e voto popular, com a premiação de R$ 300 para cada vencedor.


As poesias serão postadas na plataforma do instagram. O público poderá assistir gratuitamente a partir das 19h. No domingo (28), último dia, será aberta votação popular, com participação do público, em seguida, os indicados serão anunciados e receberão a premiação em dinheiro.
Sobre o Festim

O Festival de Esquetes de Macaé surgiu há seis anos , primeiramente como encontro de artistas locais para celebrar a Semana da Cultura, em novembro. Devido à grande procura e, incentivado por um grupo de agentes culturais do município, Bastos idealizou e criou o Festim (Festival de Esquetes de Macaé), que é realizado na cidade há quatro anos. Durante todo este tempo, o Festim recebeu companhias teatrais de todo o Brasil e, de uma forma criativa e produtiva, segundo Aldebaran Bastos, celebram a Semana da Cultura. “O Festim também possui um fundo sócio cultural e, para ajudar na formação de plateia e na divulgação de trabalhos artísticos de grupos locais do estado do Rio de Janeiro, não são cobrados ingressos. Em todas as edições, para assistir ao evento, o público contribuiu com um quilo de alimento não perecível. “O Festim sempre aconteceu graças a parceiros, empresas de Macaé que acreditam na força do festival e poder transformador que a cultura tem. “A cada ano que passa, os parceiros antigos ficam, porque sem sentem prestigiados em fazer parte, nos ajudam a realizar o festival. Muito obrigado a todos”.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!