O segundo dia de conteúdo do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS), que acontece em Búzios, promete aprofundar as discussões sobre economia circular. Durante esta quinta-feira (26), uma mesa ampla com diversos palestrantes se concentrará em explorar as oportunidades e desafios dessa nova abordagem à produção, consumo e gestão de resíduos.
Sob o tema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”, o evento reúne pesquisadores, representantes governamentais, estudantes, empresários, catadores e membros da sociedade civil. Eles se unirão para discutir questões cruciais relacionadas à gestão de resíduos sólidos, economia circular, inovação e o impacto dessas mudanças nas mudanças climáticas. O objetivo é promover ações concretas nos próximos sete anos, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Durante a manhã, os palestrantes abordarão tópicos essenciais, como o design de embalagens e o papel fundamental da economia circular na cadeia de valor das embalagens. Além disso, serão explorados outros aspectos que compõem o desafio de mudar a perspectiva sobre a economia e o desperdício de recursos.
À tarde, o foco se voltará para ações de engajamento que já estão em funcionamento, bem como perspectivas de regulamentação da logística reversa. A logística reversa desempenha um papel fundamental na economia circular, facilitando a coleta e o retorno de produtos e materiais ao ciclo produtivo, reduzindo o desperdício e promovendo a sustentabilidade.
O evento acontecerá até esta sexta-feira (27), que terá como destaque o tema Inovação, Clima e Ambiente”.
Mais informações sobre o CIRS Búzios estão disponíveis no site oficial do congresso em https://masterplan.eng.br/cirs-buzios/. Este evento é organizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com o apoio de instituições notáveis, como a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a FAPERJ, a UNESCO e a Firjan.