Menu

Cidades

E o primeiro navio da temporada chegou

O Prensa de Babel esteve lá conferindo o movimento

Por Victor Viana

Como noticiamos no Prensa de Babel, na matéria do dia 14/11 (clique aqui), o transatlântico Insígnias Cruises chegou a Búzios na manhã desta quinta-feira, dia 17.  De acordo com informações da secretaria de turismo, são 500 passageiros, todos eles americanos. Estive pessoalmente no píer de Búzios, no centro, e pude constatar os primeiros passageiros desembarcando para conhecer a cidade, veja no nosso vídeo exclusivo.

A discussão em torno dos transatlânticos é antiga no município, são quase 20 anos de  posicionamentos prós e contra ao desembarque desses grandiosos navios em nossa baía. Os posicionamentos contrários tratam de preocupações ambientais, entre elas, a movimentação do fundo do mar raso na hora das manobras de chegada e saída, e também o impacto de carga – já chegou a ancorar 4 navios de uma vez no balneário, hoje o permitido é apenas três.

O grupo a favor foca no retorno econômico que a temporada dos navios traria para o balneário. E quando se fala em movimentação econômica não se trataria apenas de dinheiro circulando através da compra de artigos no comércio, haveria também a geração de empregos temporários diretos e indiretos.

O proprietário do Porto Veleiro, Cadu Bueno, conta que o número de empregados subiu de 80 para 120 por conta da temporada de navios e defende: “Os transatlânticos são muito importantes para o município, pois geram uma renda significativa para o balneário”.

Após o desembarque dos três primeiros grupos, cerca de 100 pessoas, isso por volta das 10h- muitos, de acordo com o comandante da embarcação, ainda estavam dormindo por que teve um badalo a noite na embarcação. Eu fiquei pela Rua das Pedras e arredores observando a movimentação.

Aos poucos os turistas gringos, a maioria casais de meia idade, foram ocupando as ruas, entrando em lojas de suvenires, olhando restaurantes – a maioria destes começando a abrir as portas.

Poucos se interessaram pelos passeios de barco- ao menos no tempo que fiquei ali pelo local em que pululam entregadores de papel – prospectos desses passeios. Aqueles caminhões que transportam gente pela península nas suas carrocerias, vi dois deles cheios de americanos. Os passageiros do cruzeiro compraram água, Coca-Cola e artesanato. Pode parecer pouco, mas a Rua das Pedras e todo o centro estavam um deserto só antes deles “invadirem a nossa praia”.

A expectativa é que este ano o município tenha uma escala com 78 navios até o dia 14 de abril de 2017. O próximo, conforme informou o Sr. Leopoldo Volk da secretaria de turismo, chegará a Búzios no dia 22.

Veja a escala completa dos navios clicando aqui.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos