O Prensa de Babel esteve lá conferindo o movimento
Por Victor Viana
Como noticiamos no Prensa de Babel, na matéria do dia 14/11 (clique aqui), o transatlântico Insígnias Cruises chegou a Búzios na manhã desta quinta-feira, dia 17. De acordo com informações da secretaria de turismo, são 500 passageiros, todos eles americanos. Estive pessoalmente no píer de Búzios, no centro, e pude constatar os primeiros passageiros desembarcando para conhecer a cidade, veja no nosso vídeo exclusivo.
A discussão em torno dos transatlânticos é antiga no município, são quase 20 anos de posicionamentos prós e contra ao desembarque desses grandiosos navios em nossa baía. Os posicionamentos contrários tratam de preocupações ambientais, entre elas, a movimentação do fundo do mar raso na hora das manobras de chegada e saída, e também o impacto de carga – já chegou a ancorar 4 navios de uma vez no balneário, hoje o permitido é apenas três.
O grupo a favor foca no retorno econômico que a temporada dos navios traria para o balneário. E quando se fala em movimentação econômica não se trataria apenas de dinheiro circulando através da compra de artigos no comércio, haveria também a geração de empregos temporários diretos e indiretos.
O proprietário do Porto Veleiro, Cadu Bueno, conta que o número de empregados subiu de 80 para 120 por conta da temporada de navios e defende: “Os transatlânticos são muito importantes para o município, pois geram uma renda significativa para o balneário”.
Após o desembarque dos três primeiros grupos, cerca de 100 pessoas, isso por volta das 10h- muitos, de acordo com o comandante da embarcação, ainda estavam dormindo por que teve um badalo a noite na embarcação. Eu fiquei pela Rua das Pedras e arredores observando a movimentação.
Aos poucos os turistas gringos, a maioria casais de meia idade, foram ocupando as ruas, entrando em lojas de suvenires, olhando restaurantes – a maioria destes começando a abrir as portas.
Poucos se interessaram pelos passeios de barco- ao menos no tempo que fiquei ali pelo local em que pululam entregadores de papel – prospectos desses passeios. Aqueles caminhões que transportam gente pela península nas suas carrocerias, vi dois deles cheios de americanos. Os passageiros do cruzeiro compraram água, Coca-Cola e artesanato. Pode parecer pouco, mas a Rua das Pedras e todo o centro estavam um deserto só antes deles “invadirem a nossa praia”.
A expectativa é que este ano o município tenha uma escala com 78 navios até o dia 14 de abril de 2017. O próximo, conforme informou o Sr. Leopoldo Volk da secretaria de turismo, chegará a Búzios no dia 22.
Veja a escala completa dos navios clicando aqui.