Mais uma saga que termina e inicia: A eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Búzios. Nesta sexta-feira (13), Na Câmara de Vereadores da cidade, foi eleita a gestão 218/2020 do Conselho. As representações escolhidas foram: Cultura Tradicional com Roselene, conselheira e Beth,suplente; Artes Cenicas – Andrea Amelia, conselheira e Clarice, suplente; Audiovisual, Shana Genaro, conselheira e Sabata, suplente; Artes Visuais , Vera Verne , conselheira e Bruno Pampanini, suplente; Musica, Kleber, conselheiro e Felipe Castagna, suplente e Artesanato, Maiza Vilarinho,conselheira e Sandra, suplente. RODA QUE SEGUE. Boa sorte aos novos conselheiros e que tenham muita relresentatividade.00.
Ficaram de fora os segmentos Gastronomia, Literatura, LGBT e Cultura Popular.
O segmento Cultura Tradicional que representa quilombolas, pescadores e indígenas ganhou neste dia o seu lugar no Conselho de cultura através de sua representatividade. Na ocasião, a suplente da Cultura Tradicional, Beth do Quilombo Baia Formosa, fez uma fala emocionada em que disse: “o que devia ter sido há um ano foi hoje.”
Com esta afirmação Beth fala que na eleição anterior do Conselho de Cultura em abril de 2017, o segmento Cultura Tradicional, apesar de obter o maior número de votos, ficou apenas com a suplência no conselho, o que depois acabou causando a impugnação deste pelo Ministério Público.
Mas o tom foi de conquista geral. Roselene Pereira, conselheira eleita, emocionou a plenária afirmando que os segmentos que não ganharam cadeira desta vez serão representados pela Cultura Tradicional. “Porque antes de tudo somos conselheiros da cultura da cidade e não representamos apenas o nosso segmento”.
Participou o conselheiro estadual Facury que fez uma explanação explicando o que é ser conselheiro e o processo de construção do Conselho de Búzios. Votaram 98 eleitores. O voto foi aberto. A mesa foi conduzida por Conceição da Comissão de Eleição. Estavam presentes a coordenadora Monica Werkhauser e Bruna Teles da Secretaria de Cultura. A eleição foi filmada.
Esteve presente também a advogada Shirley Branco, representando a OAB-Búzios, uma assessora da vereadora Joice Costa, e rapidamente passaram pelo local os vereadores Gladys e Niltinho. Sentiu-se falta dos vereadores Dida e Josué que participam da Comissão de Cultura da Câmara.
O Conselho de Políticas Culturais deve ser empossado pelo prefeito. Enquanto isso, continuam as reuniões do Fórum Permanente de Cultura. A próxima reunião está agendada para o dia 19, às 18h, no Jardim Secreto, no Centro.
Comemoração
O Quilombo Baía Formosa convida a comunidade buziana para comemorar a Eleição do Conselho de Cultura com uma festa no Quilombo Baia Formosa dia 20/4, sexta, de 12h às 19h.
.
Repórter Ana Bina