Pular para o conteúdo
Search

Duplicação da BR 101: anos de discussão que não levaram a lugar algum

Apenas 30 quilometros. Esse é o tamanho do trecho da BR 101 que liga Macaé a Casimiro de Abreu e até hoje, mesmo depois de pelo menos oito anos de discussões entre parlamentares e audiências públicas, permanece sem duplicação. Recentemente, um grave acidente no local provocou a morte de quatro pessoas que estavam em um carro que bateu de frente com uma carreta. Este é o trecho que mais provoca acidentes com morte na BR Norte. A média é de uma vida perdida a cada dia.

Em janeiro deste ano, a concessionária Arteris Fluminense anunciou que as obras de duplicação entre os Kms 144 e 177, iniciariam em março e que durariam 36 meses. No entanto, os 13 quilômetros que atravessam a Reserva Biológica União não têm prazo definido para início, já que ainda estão em fase de licenciamento ambiental. As obras não podem começar antes da emissão do documento.

O então vereador, e integrante da Frente Parlamentar que discutia a duplicação à época, propondo soluções, Igor Sardinha, explica que é urgente que se entenda o papel central de Macaé nesta discussão.

Recorte à época das discussões / foto reprodução

“O poder público precisa pressionar a empresa para que cumpra as metas do contrato. A concessionária culpa a legislação ambiental, porque o projeto invade área destinada à preservação. Mas, para nós, fica claro que a Autopista Fluminense tenta burocratizar a questão e ganhar tempo. Nós já propusemos uma solução legal para o problema, através de intervenções com técnicas de engenharia que respeitem o desenvolvimento sustentável. A nossa luta pela duplicação imediata continua.”, comentou.

As tratativas sobre a duplicação passam pelos poderes legislativo e executivo há pelo menos quatro anos, entre audiências públicas, debates na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e a formação de uma comissão parlamentar que discute essas melhorias. Apesar dos enormes esforços, nada saiu ainda do campo do debate de ideias.

A grande questão é a necessidade de atuação firme do poder executivo em liderar a busca soluções para o trecho que fica localizado no meio de um reserva ambiental e que para receber a duplicação precisaria de licenças ambientais e a criação de um corredor elevado (espécie de viaduto) para passagem de animais que habitam o local e transitam entre os dois lados da BR.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.