A ginecologia literalmente significa “a ciência da mulher, mas a grosso modo é tratada como uma especialidade médica que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina, mama e ovários. A médica Cristiane Beda, ginecologista e obstetra, que agora também atende em Búzios, pensa diferente.
“A mulher não pode ser vista como uma mama, uma vulva. Deve ser vista integralmente. As mulheres no sistema de saúde estão desassistidas, elas, muitas vezes, não fazem exames ginecológicos, não fazem exame de mama. Neste momento profissional e de vida eu estou voltada para a saúde da mulher como um todo. É uma deficiência tremenda: A mulher que tem uma hemorragia não tem assistência, está com uma dor na mama não tem assistência. E ainda há a questão de que as mulheres com toda essa alteração emocional que sabemos que ocorre todos os dias não tem quem as escute. Escutar é o ponto inicial para o cuidado integral. ”, comenta de forma serena e segura.
Cristiane é nascida em Campos dos Goytacazes. Formada pela Faculdade de Medicina de Campos, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia. Concursada há 20 anos na prefeitura campista já chefiou maternidades, além de atender em seu consultório na cidade de Campos. Em sua cidade natal chefiou também a maternidade do Hospital Dr. Beda, que leva o nome de seu avô, médico que deixou sua marca na história do município. Mas agora, está buscando uma mudança profissional e na vida. Atende no Centro Médico Búzios, que fica na rua Cezar Augusto São Luiz, nº 100, centro de Búzios.
“De uns tempos para cá eu resolvi reverter as coisas. Fiquei anos da minha vida sem poder fazer ginecologia, porque estava atendendo como obstetra. Já cumpri minha missão nesse campo, hoje atendo apenas como obstetra na rede pública até me aposentar. Meu interesse agora é mesmo pela saúde da mulher de forma integral. E aos poucos vir morar de vez em Búzios. ”, reafirma seu novo compromisso com a vida.