Produzido pelo Instituto de Segurança Pública do Estado RJ, o Dossiê Mulher 2020, lançado no dia 26, registra mais de 600 casos de violência contra a mulher ocorridos em Búzios, em 2019.
Em números absolutos, os dados apontam 158 casos de violência física, e um homicídio doloso, além de 152 casos de lesão corporal dolosa, 39 ocorrências de violência sexual e 26 estupros.
O documento também apresenta dados relativos à violência moral, que registra 107 casos, violência patrimonial, que atingiu 25 mulheres e a violência psicológica, trazendo o índice mais alto registrado na cidade, com 176 casos.
Para atendimento a vítimas de violência, Búzios possui o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), que funciona na Travessa dos Pescadores 111, no Centro. É possível entrar em contato pelo telefone (22) 2623 7639.
De acordo com o Dossiê, em resposta à demanda social por soluções para a violência doméstica, tanto a guarda municipal quanto a polícia militar têm investido na adoção de um modelo diferenciado de atuação, com a criação da Patrulha Maria da Penha. O objetivo é a prevenção por meio de um atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.