O Bloco Carnagay de Armação dos Búzios foi um sucesso e arrastou centenas de pessoas LGBTs e apoiadores nas ruas do balneário em uma festa que mesclava luta e alegria. Porém, nem tudo naquela noite foi glitter e demonstrações de respeito. O bloco aconteceu na última sexta-feira (1º) e por volta das 22h30 após o término da folia o jovem casal homossexual João Victor de Souza e João Paulo Dias, e uma amiga em comum, Luísa Silveira, saíram do local e pararam para comprar uma água em um bar próximo.
Segundo João Victor, a amiga foi comprar uma água no bar e eles permaneceram na rua, do lado de fora, apoiados em um carro e conversando. “Era um bar desses bem pequenos, que só tem uma porta e um balcão. Clássicos em Búzios. A Luísa estava lá e demos um beijo normal, desses de casal. Foi nesse momento que um homem gritou muito alto de dentro do bar ‘Aqui no meu bar não’ e saiu lá de dentro com um porrete. Inicialmente achamos que era uma arma de cano longo e corremos, mas alguém nos avisou que não era e paramos. Ele seguiu falando para sairmos de perto do bar com o porrete. Tentamos argumentar que estamos na rua, que era direto nosso estar na rua, que era espaço público, que homofobia era crime, mas o dono do bar estava totalmente alterado”, narrou João Victor.
João Victor conta ainda que o casal pretende fazer um boletim de ocorrência por conta do caso de homofobia e tentativa de agressão, porque, segundo o jovem, é possível que o homem faça isso com diversas pessoas no futuro ou mesmo possa ter feito isso antes. “É complicado ser o alvo de homofobia. É triste, mas temos que ganhar força com isso, para que não aconteça com o próximo, nem com a gente novamente. Ou que pelo menos aconteça cada vez menos”, comentou João.
Freedom Búzios pede boicote a bar
O Grupo Freedom Búzios, através de Fernando Bertozzi, esteve acompanhando o caso e comentou: “Estou verificando os fatos, e dependendo da situação irei acompanhá-lo na delegacia para que tome as medidas necessárias. Já passou o tempo que a gente tinha que ficar abaixando a cabeça para esse conservadorismo hipócrita dessa cidade. Mexeu com as manas, mexeu comigo! Por isso peço um boicote a esse bar! O local é perto do mercado Econômico, em frente de um estacionamento ao lado da padaria Pão de Minas, no Centro de Búzios”, afirmou Bertozzi.