Search
Degradê com CSS

Dona Eva, de 111 anos, é a primeira idosa vacinada em Búzios

Imagem: Matheus Coutinho | Prensa
Imagem: Matheus Coutinho | Prensa

A quilombola, moradora da Rasa, foi a primeira pessoa em Búzios a ser vacinada fora do grupo de profissionais da saúde

Na tarde de terça-feira (19), após a aplicação da vacina nos profissionais de saúde, a prefeitura de Armação dos Búzios vacinou a quilombola mais velha da região, Dona Eva. A imunização ocorreu em sua residência, no Quilombo da Rasa.

Eva Maria Oliveira, conhecida como Dona Eva, tem 111 anos e dispõe de uma ótima saúde, uma senhora lucida, alegre e ativa. Com 12 filhos, perdendo as contas de quantos netos, bisnetos e tataranetos. Mas sua importância vai muito além de matriarca de uma grande família, ela representa a luta de seu povo pelo reconhecimento de suas terras e importância cultural para o país. Dona Eva é neta de escravos, e, é a moradora mais antiga e ilustre de Quilombo da Rasa, localizado na Entrada de Búzios.

Para a família de Dona Eva, esse é um momento feliz e muito importante que irá trazer de volta a vida normal não apenas dela, mas de toda a população que enfim começa a ser vacina.

Infelizmente, em junho do ano passado, Dona Eva perdeu sua filha, a líder do Quilombo da Rasa Dona Uia, como era chamada carinhosamente. Com 79 anos, Dona Uia morreu de covid, após relatar sentir fortes dores de cabeça durante quatro dias.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Karen Novais.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!