Como parte do lançamento do projeto Dominus Global School, os mantenedores da instituição, Tia Vaninha e Filipe Luiz Azevedo, e a coordenadora do currículo bilíngue, Amanda Chaves, embarcaram esta semana para os Estados Unidos, onde participarão de uma visita técnica a uma universidade no Estado do Texas.
A iniciativa marca o início oficial da implementação do novo currículo bilíngue, voltado à formação de excelência em língua inglesa, com foco em inovação, intercâmbio acadêmico e metodologias educacionais contemporâneas. A viagem institucional visa estreitar laços com centros de referência internacionais e trazer ao ambiente escolar de Búzios práticas conectadas às tendências globais da educação.
Durante a imersão, a equipe do Instituto Dominus participa de reuniões pedagógicas, explora ferramentas tecnológicas aplicadas à educação e conhece, de perto, os modelos de ensino utilizados em escolas norte-americanas. A universidade escolhida para a visita é o Texas Tech, conhecido por sua tradição em formação docente e programas de intercâmbio educacional. “A ideia é que toda essa vivência seja incorporada ao dia a dia da escola de maneira prática, proporcionando aos nossos alunos um ensino de inglês vivo, conectado ao mundo e com oportunidades reais de imersão linguística e cultural”, explica Amanda Chaves, responsável pela liderança pedagógica do projeto.
A proposta da Dominus Global School
A Dominus Global School surge como uma evolução do Instituto Dominus, que passa a oferecer um currículo bilíngue estruturado, com ênfase em competências globais, letramento digital, habilidades socioemocionais e integração da tecnologia – incluindo o uso de ferramentas de inteligência artificial em sala de aula.
Entre os principais diferenciais do novo projeto estão:
Ensino de inglês com metodologia ativa e foco em fluência oral e escrita desde a Educação Infantil; parcerias internacionais e intercâmbios acadêmicos planejados para médio prazo; formação continuada de professores com apoio de instituições estrangeiras; inserção de conteúdos internacionais nos componentes curriculares regulares. “Acreditamos em uma educação que prepara para o mundo. Nosso compromisso é formar cidadãos bilíngues, críticos, criativos e éticos”, destaca Filipe, um dos diretores da instituição e um entusiasta da cultura internacional.
Sobre a coordenadora do currículo bilíngue Amanda Chaves
Formada em Letras e com experiência em coordenação pedagógica bilíngue em grandes redes educacionais, Amanda Chaves chega à Dominus com a missão de transformar o ensino de inglês em uma vivência rica e transformadora para os estudantes.
Com a chegada, Amanda vem promovendo mudanças no planejamento pedagógico, como a inclusão de aulas dinâmicas com foco em comunicação real, atividades gamificadas, uso de plataformas digitais internacionais e integração com outras disciplinas. “Vamos construir um projeto sólido, que respeita o contexto local, mas com visão de futuro. Nosso aluno precisa ter acesso às melhores práticas educacionais do mundo, e é isso que vamos garantir com o Dominus Global School”, afirma a coordenadora.
Búzios no mapa da educação bilíngue
Com isso, a proposta de internacionalização do Instituto Dominus coloca Búzios no cenário da educação bilíngue contemporânea, promovendo um modelo de ensino que alia tradição local à inovação global. Para os mantenedores da escola, a missão é clara: oferecer aos alunos buzianos as mesmas oportunidades encontradas nas grandes capitais e redes privadas de referência.
Em breve, veja também: registros da visita técnica nos Estados Unidos e dos primeiros encontros da equipe pedagógica na sede do Instituto Dominus em Búzios. Acompanhe o trabalho do Instituto Dominus pelo Instagra @institutodominus ou na página oficial https://institutodominus.com.br/