Dois jovens buzianos, Daniel Pereira e Marcio Júnior, representando a Escola de Windsurf, Kite e Sup do Bimba, que funciona no Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos, embarcaram no dia 1º de setembro para Recife para a Copa da Juventude, evento organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), que tem patrocínio máster do Bradesco e patrocínio da Energisa para o Projeto da Vela Jovem.
Estão inscritos na competição e vão tentar classificação para o Mundial da Juventude, em dezembro, na China. Ambos foram alunos e hoje instrutores da Escola de Wind do tri-campeão mundial Rocardo Vinicki Santos, o Bimba, brasileiro com o maior número de medalhas em sul-americanos de Wind.
Daniel Pereira, de 18 anos, classe RS:X masculino, disputou em dezembro passado, na Nova Zelândia, o Mundial da Juventude. Este ano, ele promete mais empenho para retornar ao mundial da categoria. Recém chegado da China, Bimba garante a boa performance de seus ex-alunos na competição em Recife.
A Copa da Juventude terá disputa nas classes Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), RS:X (Masc. e Fem.), Hobie Cat 16 (Aberto) e 29er (Masc. e Fem.) e vai do dia 2 à 9 de setembro.
NA CHINA
Depois de duas temporadas neste primeiro semestre de 2017 na China, o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhão de habitantes, o tri campeão mundial de windsurf, classe RS-X, Ricardo Rinick Santos, o Bimba, 36 anos, retorna a Búzios já garantido a sua participação em competições que vão acontecer em Búzios na modalidade do slalon. A primeira etapa do Campeonato Carioca acontece agora, de 7 a 10 de setembro. Em seguida, o Torneio Rio/São Paulo válido pela segunda etapa do Campeonato Carioca, de 7 e 8 de outubro. Já o Campeonato Brasileiro, está marcado de 12 a 15 de outubro.
Recém chegado ao Brasil depois de 50 horas de vôo, de Pequim ao Rio de Janeiro, Bimba, velejador brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Pan-americanos, passou mais de 80 dias na província de Tianjin, treinando como velejadores chineses que estão se preparam para os Jogos Olímpicos Chineses, que acontecem agora no próximo mês. Entre os atletas que bomba treinou, foi o vice-campeão mundial de windsurf classe RS-X, Wang Aichen.