Pular para o conteúdo
Search

Documentário vai contar história de Rio das Ostras

Com 15 minutos de duração, doc vai apresentar os principais fatos históricos oficiais da Cidade de Rio das Ostras | Foto: Divulgação: Bruno Pirozi

Curta-metragem histórico tem previsão de lançamento para o dia 10 de abril, no aniversário da cidade.

Rio das Ostras vai ganhar um documentário inédito, contando a história da cidade. Com assinatura do cineasta Robson Antunes, o curta de 15 minutos vai abordar os primeiros habitantes do município até a atualidade, apontando aspectos históricos e culturais.

“O projeto em doc tem como finalidade apresentar os principais fatos históricos oficiais da Cidade de Rio das Ostras ao maior número de habitantes riostrenses com o intuito de valorizar o Município, não somente pelas suas belezas naturais, mas pelos aspectos culturais, uma vez que o crescimento populacional deu-se significativamente através de pessoas que não nasceram na cidade e que em sua grande maioria desconhece sua história”, contou Robson Antunes, que assina ainda a produção executiva, roteiro, edição e direção do curta.

Um profundo estudo baseado em pesquisas de livros e materiais oficiais foi realizado para “Sambaqui e Iriry – A história de Rio das Ostras” fosse criado. Assim, o espectador irá conhecer o que é o Sambaqui da Tarioba e a importância histórica do rio do Iririy para a criação e desenvolvimento da cidade de Rio das Ostras.

Documentário já está em fase de gravação e tem previsão de lançamento para o dia 10 de abril | Foto: Divulgação: Bruno Pirozi

A obra já está em fase de gravação, e tem previsão de lançamento para o dia 10 de abril, dia do 29º aniversário do município. No entanto, a exibição de lançamento vai depender do decreto municipal que estará em vigor nesta data, que regulamentará sobre os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus. Caso não seja autorizado, o lançamento com a presença de público será adiado até que seja liberado.

O doc estará disponível a toda população gratuitamente. Além de publicado no canal oficial de vídeos da Prefeitura pelo YouTube, o documentário será entregue para a Secretaria Municipal de Educação, que irá exibir on-line para alunos a partir de 10 anos das turmas do 6º ao 9º ano já no ano letivo de 2021.

Para oferecer acessibilidade e democratizar a disponibilização do material, o curta será totalmente narrado e legendado para atender aos deficientes visuais e auditivos. A população em geral também terá acesso ao “Sambaqui e Iriry”.

Programação

Em abril, no aniversário da cidade (10), o curta será exibido de hora em hora no Teatro Popular de Rio das Ostras e no auditório da Fundação Rio das Ostras de Cultura. As exibições vão atender todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 como a redução da capacidade do público, distanciamento entre as poltronas, uso de máscaras, aplicação de álcool em gel na entrada de cada exibição e a higienização das cadeiras antes e depois de cada sessão.

“Sambaqui e Iriry – A história de Rio das Ostras” é uma realização do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc sob a administração do governo do Estado do Rio de Janeiro através de sua Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e com o apoio local da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, podendo contar ainda com a participação de empresas privadas contribuindo em formas de patrocínios e apoios culturais.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.