O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, um dos maiores eventos do gênero na América Latina, será tema de um documentário inédito com estreia marcada para 29 de março, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro de Rio das Ostras. A exibição será gratuita e aberta ao público.
Intitulado “Da Areia da Praia à Cidade do Jazz: 20 Anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival”, o filme traz entrevistas inéditas com artistas, produtores e realizadores que ajudaram a consolidar o festival como referência no cenário internacional. A produção reúne mais de 30 depoimentos, além de imagens de arquivo e registros inéditos dos bastidores e apresentações que marcaram a história do evento.
A direção é assinada por Cezar Fernandes, com produção executiva de Paulo Moreira. Fernandes documenta o festival desde 2006, consolidando o maior acervo fotográfico do evento. Para ele, o documentário é uma oportunidade única de reviver momentos icônicos.
“São histórias que mostram o porquê do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival ser o maior e mais importante evento do gênero na América Latina”, afirma o diretor.
Paulo Moreira, que já concorreu ao Grammy Latino e ao Prêmio da Música Brasileira, destaca a importância do registro histórico do festival. “Vi esse evento crescer, já fiz parte do casting enquanto músico e hoje tenho a honra de fazer parte da sua produção”, ressalta.
O documentário tem roteiro e edição de Luke de Aguiar, assistência de produção de Renata Cabral, fotografia de Heloise Fang e design gráfico de Marcelo Quirino. O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e é uma coprodução da Artphoto Studio e Like Produtora, com apoio da Azul Produções, Fundação Rio das Ostras de Cultura e Prefeitura de Rio das Ostras.
Estreia do documentário: “Da Areia da Praia à Cidade do Jazz: 20 Anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival”
📅 Data: 29 de março (sábado)
⏰ Horário: 19h
📍 Local: Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro de Rio das Ostras
🎟️ Classificação: Livre – Entrada gratuita