Lançamento será ao vivo no Youtube às 14h, com interação disponível no chat durante a transmissão
Com a proposta de produzir um filme sobre a história da identidade cultural de Búzios, o documentário “Memória Oral de um Povo – Búzios” foi criado a partir de trechos de depoimentos colhidos pela jornalista e documentarista Maria Fernanda Quintela e o cinegrafista Nenéu Menezes durante os últimos trinta anos na cidade. O documentário terá a estreia nesta quarta-feira (11), às 14h, no Youtube a partir deste link.
São mais de 70 entrevistas em vídeos, que compõem o que é chamado de “Acervo da Imagem e do Som de Armação dos Búzios”. Vídeos que apresentam a memória oral de antigos moradores, os costumes, relatos sobre a comunidade, histórias que se passaram e marcaram a vida local, as comidas, tipos de pescas, lavoura e outros.
Além da exibição do filme, haverá uma palestra breve com Maria Fernanda resumindo e destacando em aproximadamente 30 minutos os principais pontos da história buziana. Será possível também a interação dos telespectadores através do chat. Após o lançamento todo o conteúdo ficará disponível no Youtube.
O documentário foi realizado através da aprovação no Edital Cultura Presente nas Redes 2, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, além da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Acesse o link: https://www.youtube.com/channel/UC5z64j5VD6jMo7U1sY6bW6w/featured
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.