Produção aborda temas como a diversidade LGBT+ e o funcionamento do maior quilombo da Região dos Lagos
Armação dos Búzios é uma cidade conhecida por suas praias paradisíacas e paisagens naturais, que sempre atraem turistas de todo o mundo. Além do potencial atrativo do turismo, o local também possui curiosidades por trás de suas tradições, arte e cultura. E essa é a abordagem do documentário “Búzios, Cidade Criativa”.
A produção do apresentador Fernando Bertozzi, em parceria com o Governo do Estado do Rio traz a proposta de explorar os costumes e modo de viver dos buzianos, dando voz e espaço a personagens que criaram raízes na cidade e desempenham papel de destaque na história de Búzios.
Os registros contam com a participação da quilombola Vanderleia Pereira, que revela os costumes e modo de viver no Quilombo da Rasa, o maior da Região dos Lagos. Fernando Bertozzi também resgata a memória de um dos maiores artistas da década de 70, o Mudinho, e revela a história de lugares como a igreja de Sant’Anna, a influência do movimento LGBT+ que se consolidou na cidade e o trabalho de artistas locais nas áreas da música e artesanato.
“Em abril deste ano tive a oportunidade de apresentar uma série na TV Brasil que mostrava destinos turísticos no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho chegou ao fim na TV, mas eu queria dar continuidade. Por isso, resolvi criar esse documentário. Muitas pessoas enxergam Búzios pelas suas belíssimas praias, mas há muito mais que isso.” explica o produtor.
O documentário ainda foi aprovado no edital “Cultura Presente nas Redes”, que premiou diversos fomentadores culturais no Estado do Rio de Janeiro para produzir conteúdos online durante a quarentena.
A produção pode ser encontrada no Youtube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=NL6xPnmra0s
Fernando Bertozzi é nascido e criado em Búzios. Além de comunicador, ativista e escritor, também é autor do livro “O irmão da minha amiga”, e foi apresentador da série Meu Pedaço do Brasil, exibido na TV Brasil em abril de 2020. Fernando é organizador do Pride in Búzios – festival que compõe a Parada do Orgulho LGBTI+ – e do CarnaGay, maior bloco gay da cidade.