Evento reuniu os amantes do disco no badalado club da Orla Bardot
Celebrado no Brasil e no mundo em 20 de abril, desde 1979, o Dia do Disco é essencialmente um dia de culto ao vinil. No último dia 23 de abril os DJs Luis Rojas, Wanderson XVR, Fer Pastorino, Pablo Crisci e Santiago Gandola compuseram o line que celebrou oficialmente o dia no badalado Club Movida situado na Orla Bardot, em Búzios. Eles tocaram desde os clássicos aos atuais em uma noite de casa lotada. Os frequentadores puderam se divertir até o nascer do sol em uma noite 100% vinil.
Em várias culturas ao redor do mundo a data é lembrada. O vinil foi desenvolvido na década de 40 e foi muito utilizado até perder espaço com o surgimento do CD, em meados dos anos 1990. Porém como a cena mudou de ponto de vista ao longo dos últimos anos, houve a reinserção da mídia física no mercado.
Hoje, o disco já retomou a sua popularidade pelos amantes da música devido ao seu estilo único e pela peculiaridade que o caracteriza e renasce em pleno século XXI. Volta assim a ser cultuado em nichos em que fãs do som do vinil já se habituaram a pagar caro pelas edições que vão desde singles, LPs a álbuns. Atualmente, há quem pague em euro, libras esterlinas e dólar pelo prazer tátil de manusear um disco.
A comemoração do Dia do Disco de Vinil acontece todo dia 20 de abril em homenagem ao dia da morte do músico Ataulfo Alves, em 1968.