O programa da prefeitura, “Por uma Educação Antirracista”, comemora o início do ano letivo em Macaé com uma programação marcada por debates e apresentação em torno da temática. A programação, realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, terá participações especiais como a escritora Djamila Ribeiro e o show infantil com Violúdico. O evento é gratuito e o espaço montado na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba, receberá os participantes a partir das 17h.
“Serão dois dias muito especiais com rodas de conversa, apresentações culturais e musicais. É um marco simbólico do início do ano letivo de Macaé com essa pauta que deve estar sempre presente no nosso dia a dia: fazer da educação antirracista uma realidade. E é neste sentido que estamos trabalhando e desenvolvendo inúmeras ações dentro e fora das salas de aula”, ressalta a secretária de Educação, Leandra Lopes.
João Victor Bueno, jovem de 21 anos e morador de Macaé, ressaltou a importância de iniciativas como essa na educação e no desenvolvimento das crianças. “É muito importante esse foco que a secretaria de educação tem dado as pautas antirracistas na cidade, o apoio aos projetos sociais, as feiras literárias e palestras. Eventos que reforçam essas pautas são muito importantes para o desenvolvimento pessoal das crianças e da sociedade. Estou muito feliz de poder presenciar mais um evento deste e aprender um pouco mais com a escritora contemporânea Djamila Ribeiro.”
A programação começa nesta quarta-feira (21) com a filósofa e escritora, Djamila Ribeiro, que falará sobre o seu livro “Pequeno Manual Antirracista”. Lançado em 2019, a obra traz um olhar sobre a estrutura do racismo no Brasil, desafios para a sociedade e reflexões sobre as transformações necessárias. Já na quinta-feira (22), a temática segue com participação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, momento de autógrafo e bate-papo com o autor Cláudio Fragata. O encerramento será com o show infantil Violúdico.