A cidade de Paraty se prepara para sediar, entre os dias 29 e 31 de agosto, o Diversa Festival de Poesia, evento gratuito que celebra o protagonismo feminino na literatura e nas artes. A programação acontece na Casa de Cultura de Paraty, no Centro Histórico, e contará com nomes como Elisa Pereira, idealizadora do projeto, além das escritoras Miriam Alves e Dona Benedita Martins.
O festival terá atividades como oficinas de alimentos ancestrais, bordado livre, vivência de Hip Hop, performances, mesas de conversa, exibição de documentários e apresentações musicais. Nos dias 27 e 28, oficinas educativas serão realizadas em escolas da cidade — Instituto Colibri, Escola Comunitária Cirandas e Escola do Quilombo do Campinho — voltadas exclusivamente para os alunos dessas instituições.
Território de criação e resistência
Idealizado pela poeta e produtora cultural Elisa Pereira, autora de três livros, o festival nasce com a proposta de “acolher subjetividades, unir forças e afirmar que as mulheres podem criar, produzir, executar e ser o que quiserem”.
Com curadoria de Cláudia Ribeiro e Heleine Fernandes e produção de Brisa de Souza, a programação reúne poetas como Gênesis e Orquídea Garcia, a Ialorixá Iyá Paula de Odé, a multiartista cearense Apêagá, a artista indígena Aline Bagre, as MCs Alexia e Pietra, e a cantora Aline Suê.
“O Diversa Festival de Poesia é um território construído por e para poetas mulheres, negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas de vivências dissidentes, onde a linguagem é ferramenta de resistência, cura e reinvenção”, afirma a produtora Brisa de Souza.