Search
Degradê com CSS

Distritos de Arraial do Cabo recebem obras de rede de água tratada

A obra de alta complexidade terá duração de três anos e será executada por fases. Foto divulgação
A obra de alta complexidade terá duração de três anos e será executada por fases. Foto divulgação

Investimento de R$33 milhões vai levar 108 km de rede de abastecimento para a localidade

O percentual de pessoas atendidas pela Prolagos em Arraial do Cabo irá crescer ainda mais, com o início das obras de implantação de rede de água nos distritos de Novo Arraial, Sabiá, Caiçara 1 e Pernambuca. O lançamento da Pedra Fundamental acontece neste sábado, às 9h, na RJ-102, próximo à Praça de Figueira. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, 108 km de rede serão implantados, abastecendo mais de 12 mil pessoas.  Atualmente, 98% da população das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, são abastecidos pela concessionária.

Kátia dos Santos é moradora do Novo Arraial. Foto divulgação

Kátia dos Santos será uma das beneficiadas. A comerciante saiu da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, em busca de mais qualidade de vida, e escolheu o distrito de Novo Arraial para abrir um novo negócio e morar com a família. Apesar de estar satisfeita com a tranquilidade do bairro onde vive, a moradora espera que a chegada da água, traga mais desenvolvimento econômico, escolas e oportunidades de trabalho.

“Estamos ansiosos para o início das obras. Atualmente, compramos de caminhão pipa, mas não sabemos a procedência do produto. Além disso, com a chegada da água, mais pessoas poderão morar aqui, outros serviços virão para o bairro, nos proporcionando mais conforto, comodidade e bem-estar”, relata a moradora.

A rede de abastecimento nos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da Prolagos, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama. A obra de alta complexidade terá duração de três anos e será executada por fases. A primeira será no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, onde a concessionária fará a duplicação de 2.480 metros da adutora que será responsável por conduzir a água até os distritos. Esta intervenção também aumentará a oferta de água para Arraial do Cabo.

 “Na Vila do Sol, temos uma Estação de Bombeamento (booster) que interliga a adutora, impulsionando a água até o booster em Arraial do Cabo. Com a duplicação, a capacidade de distribuição de água será aumentada em 36%, saltando de 125 litros por segundo para 170 l/s”, explica o engenheiro da Prolagos, Weslley Pereira.

Em seguida, a tubulação passará pela RJ-102, em direção à Figueira, onde será implantada mais de 5.320 metros de adutora, levando abastecimento até Nova Arraial, Sabiá, Caiçara 1, Caiçara 2 e Pernambuca. Esse investimento é um desdobramento da ampliação do sistema de macro distribuição feita pela Prolagos nos últimos anos, como a construção de uma nova adutora em 2018 e interligação de adutoras, em 2021.

“Esse é um importante passo para a universalização do abastecimento de água tratada nas cidades da nossa área de concessão. Ao longo de 2022, serão 70 km de rede instalados nos municípios onde atuamos, onde iremos contribuir não só com os serviços de saneamento, como também, com o desenvolvimento dessas localidades, com a economia, saúde e qualidade de vida da população”, comenta José Carlos Almeida, diretor executivo da concessionária.

Além da expansão do abastecimento, a concessionária também prevê melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Arraial do Cabo. A proposta para os próximos anos é a adoção do modelo separador absoluto com a construção, por etapas, da rede coletora de esgoto para atender a 50% da população, em até cinco anos. Serão assentadas 28,4 km de redes separativas nos bairros Centro, Praia dos Anjos, Prainha, Vila Industrial, contribuindo com a preservação da Praia do Pontal, e parte de Monte Alto e Figueira. Além disso, está em fase avançada, uma parceria público-privada para antecipar os investimentos em esgotamento sanitário nos distritos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!