A líder sindical, Mirian Seso, se sentiu ameaçada com pronunciamento do vereador Cesinha e registrou ocorrência na delegacia
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindiserv) de Macaé, Mirian Seso, registrou ocorrência contra o presidente da Câmara de Macaé, o vereador Cesinha, na quarta-feira (6). A líder sindical se sentiu ameaçada com pronunciamento do parlamentar durante a sessão, que aprovou o reajuste salarial de 5% dos servidores, porcentagem inferior à inflação dos 12 meses, que é de 10,54%, e não agradou os profissionais que faziam um ato no plenário e estão há 7 anos sem reajuste.
Durante a sessão tumultuada, o vereador disse que “não tinha medo” e que “a briga seria direta” com a líder sindical e suspendeu a sessão por um período. Nesse intervalo, Mirian disse que essa briga não é pessoal, mas sim uma luta de 18 mil servidores.
“Eu Mirian Seso, servidora pública, que já vivi mais de meio século com meus cabelos brancos, periférica, chefe de família, não faço um debate raso desse, um debate pessoal. Nossa luta é institucional (..)”, destacou.
Após a sessão, ela foi até a delegacia de Macaé e registrou a ocorrência. Em vídeo postado nas redes sociais do sindicato, ela disse que “quando uma liderança é ameaçada, todo o conjunto de servidores é ameaçado”, e novamente disse que a luta não é pessoal, mas sim institucional.
A Prensa pediu um posicionamento ao parlamentar sobe o ocorrido, e aguarda resposta.
Reajuste de 5% aprovado
O Projeto de Lei (PL) 08/2022, é de autoria do executivo, que estabelece 5% de reajuste para os servidores da prefeitura. O PL teve 15 votos favoráveis e nenhum contrário. O presidente Cesinha (Pros) e o seu vice Edson Chiquini (PSD) não votaram.
Além dos 5% de reajuste salarial, o PL prevê 25% de aumento no auxílio alimentação, que passará de R $400 para R $500. Para quem recebe vencimentos de até R$2.262 ainda está previsto um incremento de 50% no auxílio refeição, que será alterado de R $200 para R$300. A Lei entra em vigor a partir da data da sua publicação pelo prefeito Welberth Rezende , mas o reajuste será com data retroativa a 1º de março.