Search
Degradê com CSS

Discurso de vereadora de Búzios gera polêmica

Discurso de vereadora de Búzios gera polêmica
Joice Costa causou polêmica ao usar a tribuna para falar sobre identidade de gênero

O discurso feito pela vereador Joice Costa sobre identidade de gênero, na sessão desta quinta-feira, (19), na Câmara dos vereadores de Búzios, não está sendo visto com bons olhos. A fala da vereadora foi considerada homofóbica por representantes da ONG Freedom Búzios. O assunto acabou repercutindo não só dentro da comunidade LGBT, mas também entre ativistas da Região dos Lagos.

Na ocasião, a vereadora se mostrou contra o projeto sobre identidade de gênero dentro das unidades escolares. Em sua fala, a vereadora alegou que a sociedade está sendo bombardeada de informações, que querem “empurrar goela abaixo” a ideia da transexualidade.

Joice chegou a criticar a publicidade de uma marca de sabão em pó, que diz que a criança pode brincar do que ela quiser. Ou seja, meninos podem brincar de boneca e meninas de carrinho. A vereadora também criticou uma matéria da revista VEJA, que abordou o tema. Segundo ela, não estaria sendo intolerante. Mas, sim protegendo as crianças de “ideias que estão sendo impostas pela mídia”.

A vereadora disse ainda que Búzios protege as crianças dessa exposição.

“Quero dizer que Búzios protege nossas crianças. Nós colocamos aqui uma lei, que foi sancionada recentemente. E tem punição para professor e diretor que tentar jogar material pornográfico dentro de sala de aula, com campanha de prevenção de gravidez na adolescência, seja o que for”, disse a vereadora.

Para Fernando Bertozzi, Presidente da ONG Freedom Búzios, a vereadora foi incoerente na sua abordagem. Tendo em vista que o movimento luta pelo respeito a identidade de gênero, a fim de diminuir a evasão escolar e nunca pautou sobre ideologia de gênero. Essa medida é necessária, pois entre a população LGBT o não acesso à escola e a evasão escolar é uma situação gravíssima. Além de sofrerem discriminação e violência nas ruas e muitas vezes na família, são alvo de violência dentro das escolas.

Em artigo publicado aqui no PRENSA, Fernando diz ainda que é necessário entender que a escola é um espaço não só para ensinar letras e números, mas também para promover cidadania. E, nesse sentido, deve ser espaço democrático e inclusivo, onde estudantes aprenderão que é possível o convívio com a diferença longe da violência e opressão.

Em resposta ao fato, o Presidente da ONG Freedom Búzios, Fernando Bertozzi, informou ainda, que caso não haja uma retratação da vereadora, a ONG Freedom Búzios irá se unir com movimentos sociais da cidade e tomar providências.

O PRENSA tentou contato com a vereadora Joice Costa. Mas até o horário desta publicação, não tivemos uma resposta da vereadora.

 

Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!