Com mais de 30 anos de Búzios, Dida Gabarito, aos 53 anos, é identificado diretamente com o bairro Cem Braças, mas aponta que sua trajetória como vereador não se limita, e está presente em todo o município como representante do Legislativo. Dida destaca a importância de ser acessível à população, preferindo as ruas e vans aos gabinetes distantes. Em suas palavras, “quando a população nos elege, estamos representando”, uma responsabilidade que afirma levar a sério.
A experiência de quase duas décadas trabalhando no restaurante Parvat e a gestão de uma farmácia o tornaram conhecido e o colocaram em contato com a cidade e suas discussões, além de sua atuação junto a igreja, é evangélico. Mantém uma visão para além das brigas partidárias, acredita que isso gera iniciativas que beneficiam diretamente a comunidade. O projeto “Adote uma Praça” é usado como exemplo, onde busca parcerias com estabelecimentos locais para cuidar de espaços públicos. Sobre ser um vereador de situação, Gabarito considera que se trata de uma evolução ao afirmar que, agora, como base do governo, realiza mais do que apenas cobrar.
A preocupação com a representatividade feminina está presente em seu discurso. Ele reconhece a necessidade de dar espaço real às mulheres na política e ressalta a importância de partidos e candidaturas comprometidos com essa causa. Também demonstra preocupação com os temas ambientais, em que defende que mesmo com a revisão do fundo destinado ao meio ambiente (o valor foi diminuído ao dividi-lo também com os seguimentos dos cuidados com o idoso e mulheres), usando o trabalho que está sendo feito, a partir do canal de Vem Braças, como parte do projeto da Prefeitura “Esgoto Zero”. A capacidade de adaptação e ação pragmática são vistas por ele como qualidades que definem o mandato. Antes de ser vereador, já atuava na comunidade com projetos sociais, como o de futebol para jovens, com o objetivo de criar uma alternativa ao assédio do tráfico e drogas a essa camada da população.
Por trás da retórica política, Gabarito parece manter uma conexão sólida com sua comunidade natal, o Capão, onde, ao ser desafiado a trazer melhorias, não hesitou em buscar junto ao prefeito Alexandre Martins a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no local desejado pelos moradores da localidade. “A verdadeira política vai além das disputas partidárias, está na ação prática que gere resultados para a comunidade”, afirma.