Decreto com detalhes ainda será publicado. A Prensa entrou em contato com o prefeito Alexandre Martins, que confirmou a decisão.
A Prefeitura de Búzios vai decretar a proibição da permanência nas praias do município, exceto para atividades físicas individuais, em decreto que pode ser publicado ainda nesta terça-feira (23). A Prensa entrou em contato com o prefeito Alexandre Martins, que confirmou a decisão.
Segundo o prefeito, os buzianos ainda poderão caminhar na praia, se exercitar e passear. Só não vão poder ficar na praia o dia todo, o lockdown na praia que estava circulando nas redes sociais não é verdade.
O funcionamento dos estabelecimentos comerciais está autorizado, mas somente até a meia noite, exclusivamente para atendimento em mesas, sendo vedado o atendimento de pessoas em pé. Já o comércio à beira de praia, inclusive de quiosques e ambulantes, não estão autorizados.
A decisão vem após ser acordado entre os prefeitos do Rio e Niterói, Eduardo Paes e Axel Grael, e o governador em exercício Claudio Castro, no domingo (21), de fazer um superferiado de dez dias no estado do Rio de Janeiro para conter o avanço da Covid-19. No entanto, essa estratégia tem preocupado os municípios do interior, pois pessoas de fora podem pensar em vir para as cidades que são conhecidas pelo seu turismo e, e sobrecarregar o sistema de saúde local.
SUPERFERIADO
O feriadão de dez dias vai acontecer entre 26 de março e 4 de abril. O projeto foi aprovado nesta terça-feira na Alerj. O texto institui como feriados os dias 26 e 31 de março e 1º de abril. O feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, passa para 29 de março e o feriado de São Jorge, no dia 23 de abril, fica valendo em 30 de março.
Ficou decidido ainda que os municípios têm autonomia para decretar medidas restritivas de acordo com cada cidade.