Search
Degradê com CSS

Governo divulga diagnóstico sobre violência sexual online contra crianças e adolescentes

Estudo aponta avanços legais, mas destaca lacunas em políticas públicas, justiça criminal e acolhimento de vítimas
Diagnóstico aponta avanços e lacunas na proteção de crianças contra violência sexual online no Brasil / divulgação
Diagnóstico aponta avanços e lacunas na proteção de crianças contra violência sexual online no Brasil / divulgação

O Governo Federal apresentou nesta semana o resumo executivo da etapa de pesquisa do projeto “Diagnóstico da Violência Sexual Online – Crianças e Adolescentes”, que avalia a atuação do Brasil no enfrentamento desse tipo de crime em ambientes digitais. A iniciativa reúne União, estados, municípios, Distrito Federal e sociedade civil, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O levantamento aponta que, embora o país tenha avançado em marcos legais e ações de prevenção, ainda enfrenta graves desafios para proteger crianças e adolescentes na internet. O estudo mostra que a violência sexual online tem características próprias, o que exige novas regulações, soluções tecnológicas e estratégias específicas de acolhimento.

A análise foi organizada em seis eixos: políticas públicas e governança, justiça criminal, priorização da vítima, responsabilidade da sociedade, responsabilidade do setor privado e atuação da mídia e comunicação. Entre os avanços, o relatório destaca o papel da sociedade civil na mobilização social, mas aponta necessidade de maior colaboração entre setores.

Coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), o projeto foi conduzido pelo Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência da UFRN (OBIJUV/UFRN), com execução da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC).

Segundo a coordenadora-geral de Enfrentamento às Violências da SNDCA, Célia Nahas, o estudo amplia o debate para além da violência sexual. “É preciso compreender que a internet, além de espaço de oportunidades, também pode ser um território de riscos. Crianças e adolescentes enfrentam situações de exploração, aliciamento, trabalho infantil e até incentivo à automutilação”, afirmou.

Durante a apresentação, também foi lançado o Banco de Boas Práticas, plataforma que reúne experiências nacionais e internacionais de enfrentamento à violência sexual online. O espaço busca compartilhar ações efetivas e inovadoras que possam inspirar políticas públicas e iniciativas privadas no Brasil.

A agenda é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CIEVSCA) e o Comitê Interministerial de Proteção às Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inaugura Centro de Referência do Homem para reeducação de autores de violência doméstica

Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues são oficializados patronos da Música Popular Brasileira

Rio de Janeiro amplia promoção internacional e ganha voo direto de Toronto a partir de dezembro

Obras na Estrada da Fazendinha em Búzios têm início autorizado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!