Dia Nacional do Doador de Sangue reforça a importância da solidariedade para salvar vidas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Hemocentros contam com ajuda da população para manter o estoque

Nesta quinta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e nada melhor do que comemorar fazendo uma doação. A data reforça a importância da solidariedade para salvar vidas, principalmente neste período de fim de ano, quando as cidades da região recebem grande número de visitantes. Os hemocentros de Cabo Frio e Macaé contam com ajuda da população para manter o estoque. As doações regulares fazem com que o estoque seja mantido num nível seguro para atendermos tanto demandas de rotina quanto acidentes ou maior volume de pessoas na cidade

Em Cabo Frio, o Hemolagos atende os nove municípios da Baixada Litorânea da Região dos Lagos.  Segundo informações do diretor da unidade, Marcelo Paiva, as bolsas em estoque seguem controladas, porém, em nível médio. As tipagens mais utilizadas pelo centro, são A e O positivo, mas todas são muito bem-vindas.

Publicidade

“Este controle está sendo possível por conta dos marinheiros que doam sangue diariamente. São 15 doadores por dia, mas não é o ideal. Para manter o nível de bolsas em melhores condições é necessária a ajuda da população”, explica ele.

Os requisitos para doação, são: ter mais de 50kg, ter entre 18 e 69 anos; para maiores de 16 anos doar é necessária autorização dos pais; é necessário ter um boa noite de sono; não ter ingerido bebidas alcoólicas na véspera; não comer comidas gordurosas; deve tomar café da manhã sem gordura; não deve estar gripado, com febre ou quaisquer sintomas de alguma doença. O documento necessário é apenas a identidade oficial.

O Hemolagos atende as cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. A unidade fica localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, em Cabo Frio, e o funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Macaé inicia campanha “Doe Amor, Salve Vidas”

Com intuito de reforçar a importância da doação de sangue regular, o Serviço Municipal de Hemoterapia, da secretaria de Saúde de Macaé, está promovendo uma série de programações pela campanha “Doe Amor, Salve Vidas”. As ações vão até sexta-feira (26), entre outras atividades importantes está o agendamento online que será colocado em prática para ampliar o acesso à informação sobre o estoque do hemocentro, além de facilitar na doação.

Nesta terça-feira (23), será o segundo dia de atividades com ação interna do Projeto Prosa e Verso – Poeta e Doador – Declamação de poesias com Gerson Dudus. Na quarta-feira (24) a ação será do Projeto Doar, Pintar, Amar, com pinturas em tempo real da artista plástica Ana Clara Queirós. Na quinta-feira (25), no Dia Nacional do Doador de Sangue, a Blitz Conscientizadora estará com uma divulgação do QR Code do novo serviço de agendamento das doações, será uma parceria da Mobilidade Urbana e Guarda Municipal, outra atividade acontece neste mesmo dia, o Projeto Biblioteca da Vida terá participação dos doadores Marcus Vinícius Assis Schueler e Gustavo Vieira, além dos lanches especiais e distribuição de brindes.

Por fim, na sexta-feira (26), o Projeto Luz, Câmera, Doação fará projeções de filmes educativos sobre a importância da doação voluntária e contínua de sangue com a Equipe Multidisciplinar do Serviço Municipal de Hemoterapia, com lanche especial e encerramento da campanha com distribuição de brindes e sorteio.

O Hemocentro de Macaé funciona na rua Dr. Bueno, nº 40, anexo ao Hospital São João Batista, no bairro Imbetiba.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

Ex-bbb, Juliette Freire, a nova Nazaré Tedesco

Sextou com uma notícia maravilhosa para o bolso dos cidadãos do estado do Rio de Janeiro

Cinco atrizes com histórias em Búzios

Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, promove Festival de Tênis de Mesa neste fim de semana

MPRJ e Polícia Civil realizam operação contra organização criminosa de compra e venda de combustíveis através de empresa fantasma

Lucy Alves é a grande atração do Arraiá de Maricá neste fim de semana