Pular para o conteúdo
Search

Dia Nacional da Visibilidade Trans celebrado em Arraial do Cabo em evento nesta sexta-feira (31)

O Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea I e II (CCLGBT) promove nesta sexta-feira (31), às 17 horas, o Diálogos e Afetividades: empregabilidade, cidadania e direitos humanos, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Neste dia, será realizado o lançamento do Grupo de Trabalho “Emprega Trans”, em parceria com associações comerciais, empreendedores e instituições públicas da nossa região; lançamento da Campanha “Banheiro sem Transfobia”, seguindo as diretrizes da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) com a #liberaomeuxixi; além de palestras sobre empregabilidade, inclusão de pessoas trans na academia e no mercado de trabalho, e dignidade e garantia de direitos nos equipamentos públicos.

O evento é gratuito e acontece no auditório do Instituto de Educação Federal de Arraial do Cabo (IFRJ), localizado na Rua José Pinto de Macedo, s/n, Prainha.

Palestrantes convidamos são pessoas trans referência na Baixada Litorânea

Tatiana, Laysa, Leo e Theo estão entre os palestrantes/ Fotos divulgação


• o coordenador do Centro de Cidadania LGBT Baixada Litorânea I e II – Theo Silveira
• a coordenadora de Políticas Públicas LGBTI+ de São Pedro da Aldeia – Laysa Jotha
• o servidor público que atua na Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia – Leo Vasconcelos
• a pedagoga e pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero, Sexualidade e/m Interseccionalidades – Sara Wagner York
• A primeira advogada negra e trans da região dos Lagos – Tatiana Crispim
• E a assistente social que atua em Araruama – Yza Silva

Sara Wagner York , uma das palestrantes, é colunista da Prensa/ Foto arquivo

Justificativa


Em 2018, o Disque 100 (linha para denúncias de violência) recebeu 144 denúncias de LGBT no Rio de Janeiro; em 2019, dados do primeiro semestre revelam que já foram registradas 52 denúncias. Entre os casos, destacam-se em 1º lugar a violência psicológica, seguida de casos de discriminação por identidade de gênero e orientação sexual; abusos sexuais, estupro e violência física, como lesão corporal, maus tratos e homicídios. De acordo com dados do Dossiê 2019 da ANTRA, o Rio de Janeiro está entre os cinco estados com maiores índices de crimes contra a população trans.


Segundo dados da ONG Transgender Europe, o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo e a expectativa de vida de uma pessoa trans brasileira é de 35 anos. O mercado formal de trabalho acaba refletindo esses preconceitos e violência, e a maioria da população trans continua excluída, restando apenas subempregos ou prostituição.

O CCLGBT, junto aos movimentos sociais e militantes da Baixada Litorânea, quer contribuir para a mudança dessa realidade, incentivando a qualificação e a abertura de novas oportunidades de trabalho e renda para a comunidade trans.


O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em todo o país desde 2004, quando um grupo de travestis, homens e mulheres trans apresentaram no Congresso Nacional a campanha “Travesti e respeito” em busca da promoção do respeito e cidadania. Desde então, movimentos e ativistas anualmente aproveitam a data para fazer memória dessa ação histórica e para promover diversas atividades que tragam para a cena esse grupo que é o mais vulnerável da comunidade LGBT, tirando-o da invisibilidade na luta pelo fim da violência, do preconceito e discriminação.

O Centro de Cidadania LGBT
O Centro de Cidadania LGBT faz parte do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, da Superintência LGBT da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Tem como missão implementar, promover e zelar pela garantia dos direitos individuais, coletivos e difusos, com enfoque na população LGBTI da região dos Lagos. Compreende 10 municípios: Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cassemiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.


Desde que foi inaugurado, em 19 de dezembro de 2018, o Centro de Cidadania LGBT (CCLGBT) já realizou o acompanhamento de mais de 50 casos e investe em cursos e capacitações em órgãos públicos e privados para conscientização e garantia dos direitos da população LGBTI+. Além de oferecer orientação jurídica, psicológica e de assistência social, o CCLGBT também realiza encaminhamentos para outras entidades parceiras de acolhimento, tratamento hormonal, nome social, entre outros.


Para contatar a equipe, basta mandar mensagem whatsapp ou ligar para o telefone (22) 98866-0772, pelo e-mail [email protected] e pelas redes sociais, @centrodecidadanialgbt no Instagram e @cclgbtbaixadalitoranea no Facebook.

CONFIRA os ENDEREÇOS PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL
Centro de Cidadania LGBT Baixada Litorânea I e II
Sede em Arraial do Cabo: Rua José Pinto de Macedo, sn (antigo Fórum), Prainha.
Unidade São Pedro da Aldeia: Rua Francisco Santos Silva, 479, Nova São Pedro (Secretaria de Educação, ao lado do Teatro)

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.