Data é caracterizada pelo combate a ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave
Neste dia 18 de maio é caracterizado como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. No centro desse Movimento Antimanicomial está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de supostos tratamentos. As prefeituras de Búzios, Maricá e Cabo Frio prepararam atividades para debater o assunto.
Em Búzios, o tema é “Vencer, reaproximar e celebrar a vida”. As atividades começaram na terça-feira (17) e seguem até esta quarta-feira, abertas a toda a população. Em Maricá, a programação começou no início da semana e segue até esta quinta. Cabo Frio também está com ações para discutir a garantia dos direitos a reabilitação e a inclusão social de pessoas transtorno mental ou sofrimento psíquico intenso até esta quinta.
Programação Búzios:
Quarta-feira (18)
9h30 – Finais da Disco CAPS;
10h30 – Finais do Campeonato de Dominó;
13h – Apresentações artísticas e Inauguração do Atelier Ivan Vital Brazil;
14h – Finais do The Voice CAPS; 15h – Premiações, Homenagens e Encerramento.
O CAPS fica localizado na Estrada Búzios x Cabo Frio, 58, bairro São José (ao lado do posto do DETRAN).
Programação Maricá
Quarta-feira (18)
9h às 09h30: Atividade Corporal
10h às 11h: Roda de Conversa
11h ao meio-dia: Caminhada até o CAPSi, na Rua Eugênia Modesto da Silva, nº 363.
14h30 às 16h30, no Cine Henfil: Exibição do filme sobre saúde mental
Local: na Praça Conselheiro Macedo Soares
Quinta-feira (19)
9h, no auditório do Banco Mumbuca – Fórum Permanente de Atenção Psicossocial, com o tema “Políticas Públicas Inclusivas e Luta Antimanicomial: Ferramentas para o Cuidado em Liberdade
Cabo Frio
Quarta-feira (18)
9h – exibição do filme “Divertidamente”, com debate sobre o funcionamento psíquico de forma descontraída, fugindo os padrões manicomiais, com objetivo de quebrar estigmas sobre doenças psiquiátricas, no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) II,
14h – exibição do filme Bicho de Sete Cabeças no CAPSAD. Após o filme terá apresentação musical dos usuários da oficina de música da unidade.
14h – Roda de conversa para debater o tema na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Botafogo,
Quinta-feira (19)
10h – Sarau – para promover interação, empoderamento dos usuários e exposição de suas habilidades artísticas, na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Botafogo.
Sobre o Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Em 18 de Maio em 1987, foi realizado um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais. Nesse encontro, surgiu a proposta de reformar o sistema psiquiátrico brasileiro. Pela relevância daquele encontro, a data de 18 de maio tornou-se o dia de Luta Antimanicomial.
Grupos se mobilizam em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.