Nesta quarta-feira (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, Búzios realiza o III Seminário de Educação Ambiental, intitulado “África Geológica de Armação dos Búzios”. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Educação Ambiental/Gerência de Programas e Projetos, a Coordenação de Humanas e o CEPEDE, busca sensibilizar e promover ações em prol da preservação ambiental.
O evento, que acontece no auditório da Guarda Municipal, contará com a participação da renomada Professora Doutora Kátia Leite Mansur, do Instituto de Geociências/Departamento de Geologia da UFRJ e Diretora do Museu da Geodiversidade. A Professora Mansur é integrante da equipe responsável pela descoberta e estudo da Rocha Geológica Africana encontrada na região de Baia Formosa, em Armação dos Búzios.
O objetivo do seminário é ampliar a conscientização sobre a importância da Geodiversidade, valorizar o Patrimônio Geológico local e fornecer ferramentas para o cumprimento do Artigo 10⁰ da lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que preconiza a integração da educação ambiental como uma prática educativa contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
Além das palestras e debates previstos, após a abertura do evento, o secretário de Educação realizará um plantio simbólico de mudas em três unidades escolares: Creche Laurinda às 9h, Eliete Mureb às 10h e Darcy Ribeiro às 11h. Esta ação simboliza o compromisso da Secretaria com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância de cuidar do nosso planeta.
Segundo os organizadores, o seminário também é destinado aos professores da rede municipal da área de Humanas, proporcionando-lhes uma oportunidade única de aprimoramento e troca de experiências no campo da educação ambiental.