Junho vermelho é o mês da conscientização e incentivo a população sobre a importância de doar sangue. Durante o período de outono e inverno, que é mais frio, as infecções respiratórias aumentam, e as doações ficam baixas, por isso, a data reforça a importância de ser um doador. Nesta terça-feira (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue, data para intensificar essas ações solidárias que podem ser realizadas de forma rápida e segura. Uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas. Em Macaé, as doações são no Serviço Municipal de Hemoterapia e Cabo Frio no Hemocentro da Região dos Lagos, o Hemolagos.
Segundo o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé, o tipo sanguíneo AB+ está com estoque adequado; B+ está em um estado regular; A-, AB- e O- está em estado crítico de 20% a 40% no estoque; o tipo sanguíneo B- e O+ está em estado de alerta; já o tipo A+ está em estado de emergência.
Para doar na Hemoterapia, o agendamento é online, basta clicar neste link. Para a doação é necessário seguir alguns requisitos básicos: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 29 anos, desde que a primeira doação tenha sida feita até os 60 anos, os menores de 18 anos só poderão doar diante o consentimento formal dos responsáveis; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado, ter dormido no mínimo 6h nas últimas 24h; estar bem alimentado e bem hidratado, evitando alimentos gordurosos 4h antes da doação; apresentar documento original com foto recente, emitido por algum órgão oficial.
A Hemoterapia fica localizado na Rua Dr. Bueno, nº 40. O horário para doação é das 7h30 às 11h30, de segunda a sexta, exceto os feriados. O telefone para contato é (22)2796.1756.
Cabo Frio
Em Cabo Frio, a Secretaria de Saúde realiza uma mobilização entre os servidores da Prefeitura para que possam aderir à ação solidária. O Hemocentro da Região dos Lagos (Hemolagos), com sede no município, estará mobilizado para atender o público. A iniciativa busca ampliar o estoque do Hemonúcleo, responsável por atender os nove municípios da Baixa Litorânea, incluindo a Agência Transfusional de Cabo Frio.
Segundo a diretora administrativa da Agência Transfusional, Flávia Cunha, a pandemia afetou os estoques já que houve uma queda nas doações.
“Durante a pandemia houve uma queda significativa no número de doadores. Neste ano, observamos um breve crescimento, mas a demanda ainda é maior do que a oferta, e a tendência é aumentar ainda mais com o retorno de cirurgias e outros procedimentos. O tipo sanguíneo de maior necessidade é o “O negativo”, que é o doador universal, em seguida o “O positivo”. Mesmo assim, devido à situação, qualquer grupo sanguíneo é importante”, explica Flávia.
Para realizar a doação basta ir ao Hemolagos de segunda a quarta, das 8h às 15h. O número para contato é (22) 2644.5076. O Hemolagos fica localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, bairro Passagem.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.